Cultura

Riachão: Nadinho vence Festival de Violeiros de Feira de Santana

A dupla de violeiros formada pelo jacuipense Nadinho e o pernambucano Galego da Viola venceu o 44º Festival de Violeiros do Nordeste, realizado na noite do último sábado (24), no Mercado de Arte Popular (MAP), em Feira de Santana.

A competição, considerada das mais concorridas do Nordeste entre os violeiros, foi prestigiada por autoridades e teve a abertura feita pelos violeiros Bule Bule e João Ramos. Aberto ao público, o festival é um dos mais tradicionais e prestigiados eventos de toda a região.

Jacuipense do povoado de Ponto Novo, Nadinho já venceu outros festivais e é considerado um talento entre os violeiros. “É um poeta que canta seguro e todos nós estamos com orgulho de sua conquista. Isso é importante para o nosso município e valoriza ainda mais a nossa cultura”, disse Antônio Maracujá, um dos precursores da viola em Riachão do Jacuípe, que ficou em 5º no festival.

Satisfeito com o prêmio, mas sempre com a sua simplicidade, Nadinho expressou a sua alegria. “Foi muito bom e tivemos a sorte de sair quase tudo como esperávamos. Orgulhoso por mim, por meu companheiro e por poder ter trazido este troféu para Riachão”, disse Nadinho.

Parceiro de Nadinho, Galego da Viola também demonstrou a sua alegria após a conquista, mas foi prudente nas palavras:

“Não temos o interesse de ser o melhor. Todos aqui são de primeira qualidade, e digo que hoje ficamos em primeiro lugar porque o momento nos proporcionou isso. Sou um cantador que gosta de cantar brincadeiras e o primeiro assunto foi um tema fúnebre. Depois um tema falando de paixão e outro de amor e saudade, resgatamos aqui um tema livre e ainda pudemos brincar com a plateia”.

Organização

O 44º Festival de Violeiros do Nordeste teve organização de João Ramos, que também é violeiro e fez a abertura ao lado do consagrado Bule Bule. Os dois já participaram de festivais, inclusive em Riachão do Jacuípe durante as Semanas Culturais. Presente, o cordelista Franklin Machado destacou que o festival precisa ser tombado como patrimônio cultural e imaterial da cidade.

Segundo o site Acorda Cidade, o prefeito Colbert Martins foi representado pelo secretário municipal de Comunicação Valdomiro Silva, que se emocionou ao assistir as apresentações. Filho do radialista e repentista João Ribeiro da Silva, mais conhecido como Ribeirinho, o secretário lembrou do pai, falecido há quase um ano, e que por diversas vezes foi campeão do Festival de Violeiros do Nordeste.

Vencedores
5º lugar: Som da Viola (Ipecaetá), e Antônio Maracujá, (Riachão Jacuípe) com 61,5% dos votos.

4º lugar: Antônio Queiroz (Serrinha) e Leandro Tranquilino (Candeal) com 65%

3º lugar: Vem Vem do Nordeste (Sergipe) e João Bezerra (Paraíba com 71,5%

2º Lugar: Raimundo Caetano (Paraíba) e Edvaldo Zuzu (Pernambuco) com 78,5%

1º Lugar: Galego da Viola (Pernambuco) e Nadinho (Riachão do Jacuípe) 83,5%

(Da redação / fotos: Ed Santos – Acorda Cidade)

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: