Interior da Bahia

Meio Ambiente

Seu Aurino da Goiabeira, “Profeta da Chuva”, fala de profecias e o Dia de São José

Seu Aurino Pereira Lima, 68 anos, conhecido como Aurino da Goiabeira, natural do município de Ichu, mas residente no povoado de Goiabeira, em Conceição do Coité, é considerado um ”Profeta da Chuva” por sua sabedoria popular.

Aurino da Goiabeira mostra suas experiências sobre as chuvas

De acordo com as suas experiências, feitas através das pedras de sal, tradicional no sertão nordestino, este ano de 2014 será bom, com chuvas abundantes a partir deste mês de março.

Nesta terça-feira (18), um dia anos de São José, comemorado em 19 de março, nossa reportagem esteve no final da tarde na pequena propriedade rural de seu Aurino, localizada a menos de 05 km do povoado de Goiabeira, onde ele cultiva aipim, mandioca, melancia, milho e feijão.

Na oportunidade, ele falou sobre as suas experiências com as pedras de sal, reafirmando que 2014 será um ano bom e que, hoje, Dia de São José, chove na região. “O ano vai ser de muita chuva e hoje vai chover”, profetizou seu Aurino da Goiabeira.

A experiência consiste em se colocar pedras de sal, representando os meses do ano (vindouro) sobre um plano, no ‘sereno’. Pela manhã, a pedra que mais estiver dissolvida (com água) representa o mês mais chuvoso do ano que se segue. Se a experiência der resultado negativo, o sertanejo começa a pensar nos horrores da seca e na possível necessidade de retirada.

O profeta explicou como acontece a sua experiência com as pedras de sal. “Eu faço isso há mais de 40 anos, aprendi com a minha mãe. No mês de agosto a gente coloca pedras de sal numa telha com todos os meses do ano. Naquele mês que aparecer com pingos de água é por que será bom de chuva”, disse.

Seu Aurino também acredita que o fato de haver sempre mudança do tempo no dia de São José é pela força do santo. “São José é um santo forte, por isso eu acredito que é isso que faz chover para nós nesse dia”, avaliou ele, que também usa outros sinais para se guiar:

“As plantas e o vento também dão bons sinais para se saber se vai chover. O carrancudo é uma árvore que é boa para isso. Ela chora (umidade nas folhas) e mostra que aquilo é um sinal de chegada da chuva. As flores também ajudam muito. Quando uma árvore bota a flor é porque tá perto de chover”, explicou.     

Consultas

Embora não seja tão famoso, o “Profeta da Chuva” de Goiabeira disse que é procurado por amigos e vizinhos que querem saber sempre sobre a previsão do tempo. “Muitos perguntam que dia vai chover, se pode plantar e eu informo. Hoje mesmo um me perguntou se podia plantar milho e feijão e eu disse que sim. Eu também vou plantar, mesmo no seco, e vou colher daqui a três meses”, disse, confiante.

Por Evandro Matos   

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas