Interior da Bahia

Política

ACM Neto diz que 2019 será o ano das grandes entregas da Prefeitura

As inúmeras ações já realizadas, em realização ou planejadas pela Prefeitura nos últimos seis anos em Salvador, fruto da organização das contas municipais, foram destacadas pelo prefeito ACM Neto durante leitura da mensagem que marcou a abertura dos trabalhos do Poder Legislativo municipal nesta segunda-feira (4). Ele destacou que o ano de 2019 será aquele com maior volume de entregas desde 2013. A cerimônia, ocorrida no Plenário Cosme de Farias, na Câmara de Vereadores, contou com as presenças do vice-prefeito Bruno Reis, do presidente da Casa, Geraldo Júnior, demais secretários e gestores municipais, vereadores e autoridades convidadas. 

Para o prefeito, o trabalho promovido em 2013 pela administração municipal de organização das contas possibilitou que Salvador se tornasse um exemplo para todo o país, incluindo o governo federal, e que, além de deixar esse legado para a cidade, capacita a capital baiana para as mudanças previstas para o Brasil a partir deste ano. “Além da organização das contas, buscamos a criatividade para conseguir receitas alternativas e que permitissem que a gente não dependesse do cenário externo. O nosso lema é: ‘Ousar com os pés no chão’. O propósito é mudar a vida das pessoas”, afirmou.

No quesito finanças, dentre os resultados obtidos estão o cumprimento de toda a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF); a obtenção do título de Grau B do conjunto de indicadores de liquidez e endividamento das capitais; o rigor no cumprimento das obrigações financeiras (pagamento de pessoal e fornecedores); e o crescimento de 8,5% da receita em comparação com o ano de 2017 (inclusive com financiamento externo). 

Também fruto da organização das contas, a administração municipal conseguiu, pela primeira vez em 12 anos, a contratação de crédito internacional para dar início a ações como a requalificação da bacia do Mané Dendê, da implantação dos corredores exclusivos do BRT (Bus Rapid Transit) e do desenvolvimento do programa Salvador Social. Áreas como a saúde e a educação tiveram avanços bastante positivos em seis anos, como o salto de 18% para mais de 50% da cobertura de atenção básica de saúde, além de 20 mil para 44 mil vagas para a Educação Infantil.

Na lista de melhorias na cidade estão a requalificação da orla de Salvador, os investimentos em macrodrenagem e requalificação asfáltica, a repaginação de importantes pontos da cidade como a Colina Sagrada e a região do Comércio, o desenvolvimento de programas sociais como o Morar Melhor, os investimentos na área de Cultura e a recuperação do Centro Histórico de Salvador, em andamento. As próximas ações envolvem contratação de recursos para requalificação do Canal do Paraguari, novos trechos de orla e a execução de projetos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para recuperação do Elevador do Taboão e da muralha do frontispício e arcos da Sé, dentre outras iniciativas.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas