Interior da Bahia

Nordeste

Fenômeno El Niño enfraquece e chuvas e raios atingem o Ceará

A intensificação dos ventos marítimos, a atuação do vórtice ciclônico de alto níveis (VCAN) e a influência da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical ajudaram na formação de nuvens carregadas na costa norte do Nordeste. 

Chuvas fortes, relâmpagos e trovões mudam a previsão do tempo no Ceará

Choveu forte com raios no Ceará. Desde a meia noite foram contabilizados no estado do Ceará, 5196 descargas elétricas atmosféricas. Na capital Fortaleza, foram 105 raios. Os dados são da earth networks.

Com relação a chuva, nas últimas 6 horas, foram registrados 43,2 milímetro em Quixadá, e 15,2 milímetros em Tauá, segundo o Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia.

Na capital, nas últimas 6 horas, foram registrados 58,2 milímetros na estação AC Parangaba do CEMADEN –  Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.    

Um homem foi atingido por raio durante chuva intensa. (Foto: Reprodução/Whatsapp)

No decorrer desta quinta-feira, ainda há condições para pancadas de chuva isoladas e fortes acompanhadas de raios em toda a costa norte do Nordeste.

No sul da Bahia, e na capital Salvador o predomínio é do ar seco que inibe a ocorrência de chuva. Nas demais áreas, do Nordeste, o calor e a alta umidade favorecem a formação de nuvens e a ocorrência de pancadas isoladas à partir da tarde.  

Próximos dias

Na sexta-feira, a ZCIT –  Zona de Convergência Intertropical  ainda terá influência sobre a costa norte do Nordeste e novamente as regiões próximas ao litoral do Ceará e do Maranhão vão observar a formação dos grandes núcleos de nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva isoladas de até forte intensidade, em alguns momentos do dia acompanhadas de raios. 

A região de Vitória da Conquista, Bom Jesus da Lapa, Ilhéus e Salvador seguem com tempo firme. Nas demais áreas, o sol aparece, esquenta e faz calor. À partir da tarde por causa do aquecimento as nuvens se formam e ocorrem pancadas isoladas de chuva de moderada a forte intensidade.      

Pelo menos até o fim de semana, as condições são para chuva de moderada a forte intensidade a qualquer hora do dia intercalando períodos de sol e muita nebulosidade sobre a costa norte do Nordeste, comenta o meteorologista Daniel Orlandi.

Foto: Climatempo /Foto: Alexandre Lima. Fortaleza/CE

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas