Interior da Bahia

Nordeste

Chegada do outubro prevê que El Niño ativo reduz chuvas no Nordeste

No leste da região nordestina, normalmente, existe um aumento gradativo das chuvas entre as estações de outono e inverno, devido à evolução de Distúrbios Ondulatórios de Leste. As temperaturas deverão ficar acima da média em toda região, principalmente no semiárido.


Em grande parte do Nordeste a previsão indica chuvas de normal a abaixo da média

O Outono, que começa nesta quarta-feira (20), deverá ter influência de fraca intensidade do fenômeno El Niño, como excessos de chuvas sobre a Região Sul e diminuição sobre parte do Norte e Nordeste, além de tendência de aumento moderado das temperaturas médias na parte central do país.

De acordo com previsões do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a probabilidade de ocorrência do El Niño (diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico) é de cerca de 70% no início da estação.

Para o Nordeste a previsão indica chuvas de normal a abaixo da média em grande parte da região, sendo que até meados de abril as chuvas devem persistir sobre a parte norte desta área. A diminuição da temperatura das águas próximas à costa pode reduzir as chances de chuvas até o fim do outono.

No leste da região nordestina, normalmente, existe um aumento gradativo das chuvas entre as estações de outono e inverno, devido à evolução de Distúrbios Ondulatórios de Leste. As temperaturas deverão ficar acima da média em toda região, principalmente no semiárido. (Informações do jornal Diário do Nordeste).

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas