Meio Ambiente

Pedro Alexandre: Atingida por fortes chuvas, cidade recebe edição especial da Feira Cidadã

Uma das cidades mais atingidas pelas fortes chuvas que caíram nas últimas semanas no nordeste baiano, Pedro Alexandre recebeu uma edição especial da Feira Cidadã, nesta quarta-feira (24). O evento, que segue até quinta (25), na Avenida João Batista de Carvalho, oferece serviços de saúde e cidadania, devendo atender cinco mil pessoas. A feira é promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). No último domingo, a Feira Cidadã marcou presença em Coronel João Sá, cidade que também foi atingida pelas chuvas.

Na área de Cidadania, as ofertas são viabilizadas por uma carreta do SAC

De acordo com o coordenador da Feira pelas VSBA, Edvaldo Gomes, partiu da primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias, Aline Peixoto, a ideia de promover uma feira em caráter emergencial nos municípios. “As cidades foram muito castigadas pelas chuvas. Então, viemos para abraçar e cuidar das pessoas”, afirmou.

Saúde e Cidadania

Em Pedro Alexandre, consultas e exames foram disponibilizados para a população, nas especialidades de cirurgia geral e clínico geral, pediatria, oftalmologia (com rastreio de catarata e distribuição de óculos), odontologia, ultrassonografia de diferentes áreas, ecocardiograma, bem como preventivos, imunização e testes rápidos.

Pedro Alexandre recebeu uma edição especial da Feira Cidadã, nesta quarta-feira (24)

A dona de casa Nivalda Maria de Menezes aproveitou a chegada da Feira em Pedro Alexandre para resolver uma série de pendências relacionadas à saúde. “Vim fazer eletrocardiograma, abdômen-total, transvaginal e ainda exame das vistas. Não é toda hora que se tem acesso a tantos serviços, então não deixei passar”, ressaltou.

A ação junto aos moradores também tem atendimento na área de saúde

Na área de Cidadania, as ofertas são viabilizadas por uma carreta do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Os moradores de Pedro Alexandre vão poder emitir a primeira e segunda via da identidade, se inscrever no Cadastro Pessoa Física (CPF) e certidão de antecedentes criminais.

Com a carteira de identidade vencida, Guimarães da Silva não perdeu tempo e aproveitou a oportunidade para tirar uma nova via do documento. “Meu RG já tem dez anos. Se não fosse essa ação aqui na cidade, teria que me deslocar por mais de 60 quilômetros até Jeremoabo para resolver esse problema. Estou muito satisfeito”, garantiu.

Os moradores de Pedro Alexandre vão poder emitir a identidade, CPF e certidões

O coordenador Edvaldo Gomes lembrou que a maioria dos serviços segue até esta quinta-feira (25), em Pedro Alexandre. “A maior parte dos serviços vai até amanhã, mas o Odontomóvel fica ainda por dez dias. As cirurgias de catarata serão agendadas para os dias 18 e 19 de agosto e serão feitas em Coronel João Sá. Já os procedimentos eletivos serão realizados no Hospital Regional de Jeremoabo”, explicou.

Fotos: Elói Corrêa/GOVBA

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas