Política

Serrinha: Ciro Gomes destaca a importância dos vereadores para a democracia brasileira

O ex-ministro Ciro Gomes participou na noite desta terça-feira (3) da abertura do 3° Encontro de Parlamentares Municipalistas, realizado no Centro Juvenil Santo Alessandro, em Serrinha, na região sisaleira da Bahia. O evento segue até esta quinta-feira (5) com diversas palestras. Mais de 800 pessoas prestigiaram a abertura. Além de vereadores, o evento contou também com as presenças de prefeitos, empresários, assessores e estudantes.

Ciro fez palestra em Serrinha com o espaço completamente lotado (Foto: Facebook)

Na palestra de abertura, Ciro chamou a atenção para a importância dos vereadores “em preservar a democracia nos tempos atuais”. Presente no encontro, a presidente da União de Vereadores da Bahia (UVB), Edylene Ferreira, destacou a importância do evento para a formação, união e fortalecimento dos vereadores. Segundo a organização do evento, mais de 80 cidades, de quatro estados do país, tiveram representantes no evento. 

Palestra de Ciro

Ciro Gomes chegou ao local do evento às 19h, mas antes de se dirigir para o palco ele participou de uma entrevista coletiva com a imprensa da região, onde respondeu a diversas perguntas no tempo aproximado de 15 minutos.

Após a palestra, Ciro fez fotos com lideranças da região e o público (Foto: UVB).

Em relação à última eleição presidencial, quando chegou a afirmar que não mais disputaria outra eleição, Ciro afirmou que não saiu desanimando, e sim “chocado com a vulnerabilidade da sociedade brasileira ao escolher o pior nome de todos que estavam na disputa da presidência”.

Após atender aos jornalistas, Ciro seguiu para o auditório acompanhado da vereadora de Serrinha e presidente da União dos Vereadores da Bahia (UVB) Edylene Ferreira, organizadora do evento. Ao chegar ao palco foi homenageado pela Orquestra Sanfônica de Serrinha, que entoou uma canção de Luiz Gonzaga e como bom nordestino acompanhou cantando.

Ciro tinha um tempo limitado para falar sobre o ‘Novo Cenário das Eleições de 2020’, e como a palestra era voltada para os vereadores, foi sobre eles que o ex-governador e ex-ministro se voltou inicialmente.

“Eu entendo que o vereador, nesse momento de desmoralização da política, é a quem o povo brasileiro ainda deve a existência da nossa democracia. Se nosso povo olhasse só para Brasília, já não iria mais acreditar na democracia. E a democracia permanece ainda uma chama, quase se apagando, mas ainda viva, porque todo dia ainda tem um vereador com a porta aberta recebendo as pessoas, muitas vezes sem poder, mas atendendo”, disse Ciro.

Ciro Gomes abriu o Encontro Nacional de Parlamentares Municipalistas, em Serrinha

Mas Ciro também falou sobre o momento atual que o país está vivendo, criticando várias medidas adotadas pelo governo Bolsonaro e apontando caminhos para que o Brasil saia da crise em que se encontra.

Após a palestra em Serrinha, Ciro retornou para Salvador, onde nesta quarta-feira (04) concede entrevistas às emissoras de rádio e TV da capital baiana.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas