Cultura

Abertura da I Feira Literária de Canudos teve grande êxito

A abertura da I Feira Literária de Canudos aconteceu nesta quinta-feira (21), por volta das 16h.  Um desfile cívico de escolas do município rememorou os fatos da Guerra de Canudos, representando as figuras de Antonio Conselheiro e seus homens, as expedições do Exército Brasileiro, além de elementos da cultura do sertão como o vaqueiro. O desfile teve o acompanhamento de grupos musicais como a Banda de Pífanos de Bendegó.

Figuras como a de Antonio Conselheiro foram representadas durante o desfile

Já à noite, o curador do evento Luiz Paulo Neiva fez a abertura oficial, destacando três pontos importantes proporcionados com a realização da Feira Literária: “Primeiro, pela preservação da memória histórica da Guerra de Canudos e dos seus personagens; segundo, o reforço e transformação que vai acontecer na educação básica do município; e por último a alavancagem da economia de Canudos, com impacto nos hotéis, no comércio de modo geral, no aluguel de imóveis, etc”.

Após a abertura de Luiz Paulo, várias personalidades políticas usaram a palavra, entre elas os deputados Waldenor Pereira e José Raimundo, o prefeito Geo, o presidente da Fundação Pedro Calmon (Zulu), representando a secretaria estadual de Cultura Arany Santana. Fechando os discursos, o secretário estadual de Educação Jeronimo Rodrigues, também representando o governador Rui Costa, destacou a importância da feira e a preocupação do governo do estado para a sua realização. “A realização de feiras literárias como essa é uma oportunidade para superarmos esses tempos difíceis de opressão que o país está vivendo”, destacou.

A Banda de Pífanos de Bendegó puxou o desfile nas ruas de Canudos

Após as falas, aconteceu a conferencia com o professor Leopoldo Bernucci, que discorreu sobre “As sete faces de Antonio Conselheiro”, cuja apresentação prendeu muito a atenção dos presentes.

Após uma rápida passagem pelo salão de exposição fotográfica, aconteceu uma camerata e o show de encerramento com Bião de Canudos. Era já 1h da madrugada quando se encerrou a programação do primeiro dia da Feira Literária de Canudos.

Para esta sexta-feira estão previstas três mesas de debates, além de visitação aos estandes de livros, as barracas e a exposição fotográfica, que constam trabalhos de Flavio de Barros, Evandro Teixeira, Antonio Olavo, José Aras, dentre outros. À noite acontece show de Fábio Paes.

Por Evandro Matos: Especial para o Interior da Bahia

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas