Meio Ambiente

Em período de trovoada, frente fria chega ao Nordeste, atinge Salvador; e Riachão tem garoa

Em um mês considerado propício para as trovoadas, uma frente fria chega ao Nordeste brasileiro e pode decretar o fim de um período de estiagem que já preocupava os moradores da região. Na Bahia a frente fria avança para o interior e desde o último domingo (24) que o clima começou a mudar no recôncavo e semiárido, com o céu nublado, muito calor e até relâmpagos e trovões.

Em Riachão do Jacuípe a terça-feira amanheceu garoando, mas chuva pode aumentar

Já no domingo à noite, em Riachão do Jacuípe, conforme previam alguns serviços de meteorologia, por volta da meia noite choveu poucos milímetros, mudando o tempo bruscamente. Depois de longos dias de sol escaldante e forte calor, a segunda-feira já amanheceu com uma garoa fina, retornando na madrugada desta terça e prosseguindo durante o dia.

De acordo com as previsões, nos próximos dias as chuvas devem cair com mais intensidade na região do sisal e Bacia do Jacuípe, aliviando a situação que já era preocupante para os agropecuaristas e comerciantes. Segundo o Canal Rural, a previsão de chuva em Riachão do Jacuípe para esta terça-feira é de 20 mm, na quarta-feira 07 mm, e na quinta 03 mm.

Feira de Santana

Após vários dias com calor intenso, em Feira de Santana também chove desde o final da manhã desta segunda-feira (25).

Em Feira de Santana as chuvas também alagaram ruas (Foto: Ed Santos/Acorda Cidade)

Mas foi durante a madrugada e manhã desta terça-feira (26) que a chuva se intensificou, resultando em diversos pontos de alagamentos na cidade.

Salvador chove sem parar

Em Salvador, conforme informações do G1 BA, as chuvas já causam muita preocupação e provocam alagamentos em diversas ruas e avenidas. Na manhã desta terça-feira, as chuvas já causaram alagamento nas avenidas Bonocô, Paralela, Tancredo Neves, ACM, Cardeal da Silva, Largo Dois Leões, Acesso Norte e Cidade Baixa, além dos bairros da Federação, Pirajá, Calçada e São João do Cabrito.

Avenida ACM ficou completamente congestionada | Foto: Victor Silveira/TV Bahia

De acordo com a Transalvador, há pontos de lentidão na Avenida ACM, no sentido Shopping da Bahia, na Avenida San Martin, no Largo da Calçada, na Avenida Luiz Tarquínio e na subida da Estação Pirajá. O órgão monitora a situação. A previsão do tempo para a cidade nesta segunda-feira é de céu nublado a encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante todo o dia.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima deve chegar a 29ºC e a mínima fica em 23ºC. Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), os bairros com maior volume de chuva nas últimas horas foram Federação, Ondina, Pituba, Centro e Liberdade. Até por volta das 10h, 98 ocorrências haviam sido registradas na cidade nesta terça-feira, de acordo com o órgão. Dessas, 34 ocorreram na região de Cabula/Tancredo Neves e 22 em Pau da Lima.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas