História

Alexandre Brust lança segundo volume do livro sobre Brizola na Assembleia Legislativa

O livro Leonel Brizola, uma biografia política, volume 2, foi lançado na tarde desta quarta-feira (27) no salão nobre da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. Feito a quatro mãos, o livro tem como autores Alexandre Brust, advogado e político radicado na Bahia há mais de 40 anos, e o Jornalista baiano Nilton Nascimento. A obra faz parte de uma trilogia.

Brust exibe o livro sobre Brizola após autografá-lo pata o aliado Desiderio Melo

Neste segundo volume os autores analisam a trajetória do engenheiro e político Leonel Brizola a partir do golpe de 1964 até 2004, ano da sua morte. A narrativa faz um recorte desde a construção do golpe que derrubou o governo de João Goulart, a vida no exílio, o envolvimento com a guerrilha, a Operação Pintassilgo, Três Passos e o Movimento Revolucionário Nacionalista.

O lançamento foi prestigiado por vários deputados e militantes do PDT

Brust e Nascimento passeiam pela história do Brasil recente, mas também recontam e analisam o retorno de Brizola ao Brasil, em 1979, e a sua participação intensa no movimento das Diretas Já, em 1984, a disputa da eleição e o primeiro governo no Rio de Janeiro, e a construção das escolas de tempo integral- CIEPS.

No lançamento, Brust ao lado de deputados, familiares, amigos e correligionários

A primeira disputa para presidente, em 1989, quando ficou em terceiro lugar, é outra etapa interessante do livro. Além disso, a narrativa trata do segundo governo no Rio (1990/1994), e o enfrentamento à Rede Globo. O livro ainda discorre sobre a segunda disputa para presidente, com nova derrota, mas sem perder a rebeldia. Enfim, é uma história contada por quem testemunhou.

Brust autografa o livro para Roberto Rodrigues, Presidente do Movimento Negro do PDT-BA

O evento

O evento de lançamento do livro Leonel Brizola, uma biografia política foi prestigiado pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, o secretário geral e presidente da Fundação Leonel Brizola, Manoel Dias, o presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Leal, além dos deputados Roberto Carlos, Jurandy Oliveira, Leo Prates (licenciado), Oliveira Santana e Targino Machado.

O Presidente da ALBA, Nelson Leal, também prestigiou o lançamento do livro

Secretário geral do PDT, Manoel Dias destacou a necessidade de se manter vivo os ideais e os princípios que nortearam a vida de Brizola. Ele aproveitou para convocar a militância trabalhista a enfrentar as dificuldades que o Brasil enfrenta nesse momento. “Os jovens de hoje parecem envelhecidos, é preciso que conheçam a história de Brizola. Uma história de rebeldia, coragem e amor pelo Brasil”, pontuou. Já o Presidente da Assembleia, Nelson Leal, destacou a importância das escolas de tempo integral construídas por Brizola e Darci Ribeiro.

O Secretário geral do PDT, Manoel Dias, ao lado de Desiderio, Aldo e Danilo Baqueiro

Participaram do evento também membros da Executiva Estadual do PDT, a exemplo de Aldo Queiroz, Eduardo Rodrigues e Danilo Baqueiro, além de militantes e admiradores de Brizola como Roberto Rodrigues, Rafael Deiró, Professor Desiderio Melo, Edson Rodrigues, Odilon Góes, Marivaldo Dantas, Alderico Sena, dentre outros. (Por Evandro Matos e Desiderio Melo).

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas