Esporte

Copa São Paulo começa com Jacuipense e mais 126 equipes

O início de janeiro no calendário traz para a agenda esportiva a Copa São Paulo de Futebol Júnior, que começa nesta quinta-feira (02/01) com a realização de oito jogos. A grande novidade é a transmissão de 100% das partidas do torneio, que não terá a participação do Flamengo.

O Jacuipense chega como campeão baiano da Copa Dente de Leite (Foto: Bruno Concha)

O Jacuipense, de Riachão do Jacuípe, participa pela primeira vez da competição. A delegação já está em São Paulo, na cidade de Itapira, sede do 19. O grupo é formado por Jacuipense-BA, Vasco da Gama-RJ, Itapirense-SP, e Carajás-PA. A equipe estreia sábado (04/01) contra o Itapirense, às 18h30.

O Jacuipense teve direito a participar da Copinha pela posição conquistada no Campeonato Baiano de Juniores. Em 2019 a equipe também conquistou o Campeonato Baiano Sub-17, e o Sub-14 (Copa Dente de Leite).

Organizadora da competição, a Federação Paulista de Futebol (FPF) conseguiu o apoio de Facebook, Grupo Globo, Mycujoo, TV Cultura e Rede Vida, garantindo que todos os jogos possam ser acompanhados ao vivo.

Dener, defendendo a Portuguesa, foi uma das grandes revelações da Copa São Paulo

O formato da competição é o mesmo desde 2018, só que a diferença está no número de participantes. O Flamengo optou por utilizar a maior parte de seu elenco sub-20, que já estava inscrito na Copa São Paulo, nos primeiros jogos do Campeonato Carioca, em função das férias para o elenco principal.

Neymar defendeu o Santos na Copinha, mas pouco tempo depois foi vendido ao Barcelona

Assim, com o prazo para troca dos nomes já encerrado, o clube rubro, que pretendia utilizar os garotos do sub-17, ficou de fora do certame, deixando o Grupo 25, com sede em Diadema, com três participantes. Dessa forma, serão 127 times buscando o título, contra 128 das duas últimas edições.

Os dois melhores de cada chave avançam ao mata-mata, que terá os confrontos eliminatórios realizados em jogos únicos. A grande decisão, como usual, será em 25 de janeiro, data na qual é celebrada a fundação da cidade de São Paulo. Em 2020, o Pacaembu será palco do grande duelo.

Falcão, do Internacional, também foi revelado na Copa São Paulo

Campeões

O atual campeão da Copa São Paulo é o São Paulo, que soma quatro títulos, mesmo número de Internacional e Flamengo. O maior vencedor, no entanto, é o Corinthians, com 10, seguido de longe pelo Fluminense, com cinco, e na “fila” desde 1989.

O São Paulo é o atual campeão da Copinha (Foto Alexandre Battibugli/FPF)

Santos e Atlético, com três, e Ponte Preta, Nacional e Portuguesa, com dois, também se destacam. Juventus, Cruzeiro, Guarani, Vasco, América-SP, América, Paulista, Roma Barueri, Marília, Santo André e Figueirense completam o seleto grupo dos clubes que já faturaram a Copa.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas