Polícia

Embasa realiza ação de combate a fraude no município de Serrinha

Na tarde desta segunda-feira (20), equipes da Embasa desativaram ligações clandestinas na rede distribuidora de água na sede e na zona rural do município de Serrinha. Em mais uma ação do Programa De Olho na Perda, com o apoio da Polícia Civil, um morador foi conduzido à delegacia após constatação de fraude e responderá por furtar água tratada da rede distribuidora.

Equipes da Embasa desativaram ligações clandestinas na rede distribuidora de água na sede e na zona rural do município de Serrinha.

As irregularidades foram identificadas no povoado de Mucambo e nos bairros Oséas e Novo Horizonte. As equipes da Embasa desativaram dois by-pass, que são desvios de água, e duas ligações clandestinas, que são ligações feitas diretamente na rede distribuidora, conhecidas popularmente como “gatos”. “Seguimos com esse trabalho para recuperar a água desviada pelas fraudes e garantir o abastecimento à maior parte da população que paga suas contas em dia”, ressaltou o gerente do escritório local de Serrinha, Victor de Oliveira. Em 2019, o escritório local de Serrinha identificou e desativou 1.045 ligações irregulares, recuperando 81.421 metros cúbicos de água que seriam suficientes para abastecer cerca de 13 mil famílias em um mês.

Em um dos imóveis vistoriados, situado no bairro Novo Horizonte, a água tratada era utilizada, inclusive, para abastecer a piscina. O furto de água é um crime que, além de prever pena de um a quatro anos de reclusão, prejudica o abastecimento dos moradores que têm suas ligações de água regulares. “As ligações clandestinas são um prejuízo à sociedade, a manipulação indevida das tubulações pode contaminar a água distribuída e os moradores que se abastecem clandestinamente costumam desperdiçar muita água”, explicou o gerente da Unidade Regional de Feira de Santana, Euvaldo Neto.

Em mais uma ação do Programa De Olho na Perda, com o apoio da Polícia Civil, um morador foi conduzido à delegacia após constatação de fraude.

Além de responder pela prática criminosa, quem for flagrado cometendo esse tipo de irregularidade será multado. Os moradores que estiverem em situação irregular podem se dirigir a um dos pontos de atendimento da empresa para regularizar sua ligação de água. A Embasa segue intensificando as ações de combate a fraude e os moradores podem fazer denúncias anônimas por meio da central de atendimento da Embasa, pelo telefone 0800 0555 195.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas