Saúde

Organização Mundial da Saúde declara coronavírus como emergência global

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o coronavírus como emergência global nesta quinta-feira (30/1). A doença continua a se espalhar pelo mundo. Fora da China, já são 98 casos em 18 países — sendo que oito desses casos foram transmissão de pessoa para pessoa. Ao todo, 170 pessoas morreram. 

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que a organização está preparada para aconselhar qualquer país que esteja enfrentando a doença.

No Brasil, há nove casos suspeitos do novo vírus, mas nenhum foi confirmado. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que a organização está preparada para aconselhar qualquer país que esteja enfrentando a doença, além de que informou que a OMS vai apoiar países que têm sistemas de saúde mais frágeis.

“Temos que combater a desinformação e as fake news, precisamos avaliar e reavalizar. Diagnosticar novos casos e prevenir transmissão, compartilhar dados e experiências”, disse Ghebreyesus. “A única forma de derrotar esse surto é se todos os países trabalharem juntos, e houver espírito de solidariedade e cooperação. Estamos todos juntos nessa e só podemos combater esse surto juntos”, completou.  

Oito dos casos do coronavírus foram transmissão entre pessoas (foto: Fabrice Coffrini/AFP)

Até então, a OMS havia usado a denominação “emergência de saúde pública de interesse internacional” apenas em casos raros de epidemias, como a gripe suína H1N1 (2009), o zika vírus (2016) e a febre ebola, que devastou parte da população da África Ocidental de 2014 a 2016, e ainda atinge a República Democrática do Congo desde 2018. (Fonte: Correio Braziliense e Agencias).

To Top
%d blogueiros gostam disto: