Saúde

É de Feira de Santana, Bahia, o nono caso de Coronavírus no país

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou o primeiro caso do novo coronavírus no estado. Trata-se do nono registro do país, o primeiro no Nordeste. 

Casos do coronavírus se espalham pelo mundo (Foto: Congresso em Foco)

De acordo com a Sesab, a infectada é uma mulher de 34 anos, moradora de Feira de Santana, a 100 Km de Salvador. Ela retornou da Itália em 25 de fevereiro, após visitas às cidades de Milão e Roma. Ainda segundo a secretaria, a paciente manifestou os sintomas depois de chegar ao Brasil. Os sinais da doença já desapareceram e ela foi orientada a cumprir isolamento domiciliar

A mulher foi atendida em um hospital particular da capital baiana, onde teve amostras de sangue coletadas. O material foi enviado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que concluiu o diagnóstico de Covid-9 nesta sexta.

Prefeito Colbert Martins vai instalar comitê e definir ações contra o vírus

Contaminação ‘importada’

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, informou que o caso em questão é importado. “A paciente contaminou-se na Europa e veio manifestar os sintomas depois de ter chegado ao Brasil. Isso é diferente de haver uma contaminação interna no estado e, portanto, todas as medidas de contenção para garantir que não houve a contaminação de outras pessoas foram e estão sendo tomadas pela vigilância estadual, municipal e Núcleo Regional de Saúde Leste”, afirmou o secretário por meio de nota. 

O monitoramento da infectada está sendo realizado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com a vigilância municipal de Feira de Santana. Além do caso confirmado, a Bahia já contabilizou 73 casos suspeitos de infecção pelo vírus, sendo 21 excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 29 descartados laboratorialmente e 23 que aguardam análise laboratorial. 

Brasil e mundo

Os outros casos de infecção pelo coronavírus estão localizados em São Paulo (6)Rio de Janeiro (1), e no Espírito Santo (1). Em Minas, a Secretaria de Estado de Saúde contabiliza 58 suspeitas. 9Fonte: O Estado de Minas).

To Top
%d blogueiros gostam disto: