Educação

Estudantes de Canudos criam projeto para valorizar a história da cidade

A revolta de Canudos, liderada por Antônio Conselheiro, em meados de 1890, é um acontecimento conhecido na nossa história. A população do interior da Bahia deu início a uma luta pela liberdade e contra a república dos coronéis e latifundiários.

Tudo começou quando os alunos visitaram pontos turísticos para uma atividade de História

Embora esse acontecimento dê luz à trajetória de resistência do povo do sertão nordestino, poucos reconhecem a importância dele para a cultura local. Com o intuito de ressaltar a memória e trazer à tona a importância da cidade para o país, os alunos do Colégio Estadual Luís Cabral criaram o projeto “Guia do Patrimônio Histórico e Cultural de Canudos”, que recebeu menção honrosa no Desafio Criativos da Escola de 2019.

Tudo começou quando os alunos visitaram pontos turísticos para uma atividade da aula de história e, com isso, perceberam tanto eles quanto a comunidade ainda não conheciam os espaços culturais da cidade. Iniciaram pesquisas bibliográficas sobre os patrimônios históricos de Canudos e foram às ruas para conversar com moradores e entender o que eles sabiam sobre a memória local. Durante as conversas os alunos perceberam que os museus e locais culturais reforçam o pertencimento dos moradores à comunidade, valorizando a história e também o imaginário em torno da Guerra de Canudos.

Após as pesquisas, os estudantes fizeram um apanhado das informações e montaram um guia com detalhes sobre os patrimônios históricos do local, como o Parque Estadual de Canudos, as ruínas da igreja velha, o Museu de Canudos Velho e o Memorial Antônio Conselheiro, que pode servir tanto para os que visitam os locais, quanto para a comunidade. O projeto ajudou os alunos a conhecerem mais sobre sua própria história e da cidade onde vivem. A iniciativa foi apresentada em feiras estudantis da Bahia e também em exposições na própria escola. Atualmente, os estudantes aguardam por alguma parceria para distribuir exemplares do guia para a comunidade.

Em breve – inscrições para o Desafio 2020: Você conhece um projeto protagonizado por crianças e jovens que está transformando a escola e a comunidade? Então, prepare-se para compartilhar: em breve começam as inscrições para a 6ª edição do Desafio Criativos da Escola. Em 2019, a premiação recebeu 1.443 projetos de todos os estados do Brasil. É possível conhecer as histórias dessas iniciativas nas redes sociais do programa e em seu site, onde também há um material de apoio ao educador que pode contribuir com a prática pedagógica dentro e fora da sala de aula.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas