Entretenimento

Filme ‘1798: Revolta dos Búzios’ será exibido na TVE hoje à noite

Nesta quarta-feira (13), a TVE exibe o documentário “1798: Revolta dos Búzios”, movimento protagonizado por dezenas de homens negros que planejaram um levante para derrubar o governo colonial, proclamar a independência e implantar uma República democrática no Brasil. A exibição é às 22h30.

Com direção e roteiro do cineasta baiano Antônio Olavo, o longa retrata este importante fato da história do Brasil. O filme tem um recorte temporal, que se inicia em 12 de agosto de 1798 e termina em 8 de novembro de 1799, período que convulsionou a cena política da Bahia, atingindo centenas de pessoas com interrogatórios, detenções e, finalmente, condenações de açoites públicos, prisões, degredo perpétuo, até a pena de morte, sentença máxima que se abateu sobre os soldados Luís Gonzaga e Lucas Dantas, e os alfaiates, João de Deus e Manoel Faustino, que foram enforcados e esquartejados no dia 8 de novembro de 1799, na Praça da Piedade, em Salvador.

Lançamento do filme lotou a Sala Walter da Silveira (Foto: Luis Pereira)

Produzido pela Portfolium Laboratório de Imagens, o documentário ‘1798. Revolta dos Búzios’ é fruto do Edital de Fomento à Produção Audiovisual Baiana de 2014 do IRDEB e a exibição poderá ser acompanhada ainda no www.tve.ba.gov.br/tveonline.

*Acompanhe a TVE nas redes sociais*

facebook.com/tvebahia

youtube.com/tvebahia

twitter.com/tvebahia

instagram.com/tvebahia

SERVIÇO:

*Documentário ‘1798: Revolta dos Búzios’*

Quando: Quarta-feira (13), às 22h30. 

Onde: TVE e www.tve.ba.gov.br/tveonline.

To Top
%d blogueiros gostam disto: