Saúde

Covid-19: vacina atinge 90% de sucesso e será testada no Brasil

Enfim, uma boa notícia! O laboratório chinês Sinovac, que fechou parceria com o governo de São Paulo para realizar no país a terceira etapa de testes de sua nova vacina, atingiu um índice de sucesso de 90% até aqui. A informação foi divulgada nesse domingo (14), conforme a agência de notícias Bloomberg.

Pesquisadores chineses já testam vacina em macacos / Foto: NICOLAS ASFOURI / AFP

Conforme o estudo, 90% das pessoas produziram anticorpos contra a Covid-19 num intervalo de 14 dias, sem que fossem registrados efeitos colaterais que abalassem a continuidade do trabalho da vacina batizada de Coronavac. O laboratório é um dos que está mais à frente na luta contra o novo coronavírus.

Com a parceria firmada com o governo paulista, 9.000 brasileiros serão testados. De acordo com o governador João Doria, caso o desenvolvimento dê certo, a vacina poderá ser fabricada em parceria com o Instituto Butantã no Brasil e poderá estar disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2021. 

Caminho percorrido

Ainda de acordo com as informações divulgadas nesse domingo, o sucesso da vacina está relacionado aos dois primeiros estágios de testes, onde 743 pessoas saudáveis, com idades entre 18 e 59 anos receberam ou doses do antídoto ou placebo para efeito de comparação. de acordo com o laboratório chinês, as descobertas mais recentes serão publicadas em artigos científicos.

O Sinovac optou por usar uma versão mais fraca do coronavírus e aparece entre os cinco estudos mais avançados até aqui, todos eles já em testagem em humanos. Europa e Estados Unidos também têm laboratórios bem posicionados na corrida, sendo que uma parceria entre o laboratório AstraZeneca e a Universidade Oxford, também vai trazer testes para o Brasil por intermédio da Fundação Lemann com o Instituto D’Or. No total, há mais de 130 vacinas contra a Covid-19 em teste pelo mundo, com investimentos somados de 20 bilhões de dólares. (Fonte: AFP).

To Top
%d blogueiros gostam disto: