História

Morre o historiador baiano Luís Henrique Dias Tavares

Autor de importantes obras sobre a história da Bahia, morreu nesta segunda-feira (22) o historiador baiano, natural de Nazaré, Luís Henrique Dias Tavares. 

Natural de Nazaré, Luís Henrique estava com 94 amos

Em sua trajetória, Luís Henrique cursou Geografia e História, Bacharelado e Licenciatura, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal da Bahia (1948 – 1951). Acumulou o título de Doutor em História por concurso de Livre Docência, com defesa de Tese, prova escrita e oral. 

Professor emérito da Ufba, ocupou também o cargo de diretor, entre 1959 e 1969, do Arquivo Público do Estado da Baia (Apeb) e dirigiu o antigo Departamento de Ensino Ssuperior e da Cultura.

Em 1968 passou a integrar a Academia de Letras da Bahia (ALB), ocupando a cadeira de número 1, cujo patrono é o Frei Vicente de Salvador.

Foi ainda considerado Doutor Honoris Causa da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), além de sócio da Academia Portuguesa de História e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. 

Recebeu, da Academia Brasileira de Letras, prêmios literários por sua ficção quanto por sua produção acadêmica no campo da História. (Fonte: Bahia Notícias).

To Top
%d blogueiros gostam disto: