Cultura

Pé de Serra: Colégio lança projeto que exalta a cultura e a tradição junina

Com o objetivo de valorizar a identidade do sertanejo, exaltando a cultura e a tradição junina mesmo em tempos de isolamento social, o Colégio Estadual Pedro Falconeri Rios, de Pé de Serra, está desenvolvendo o Projeto Junino Sou Ser(tão) Virtual.

Projeto Junino Sou Ser(tão) Virtual, do Colégio Estadual Pedro Falconeri Rios, de Pé de Serra

Organizado pela parceria direção e professores, o projeto conta com a participação dos alunos e da comunidade local que, além de acompanhar as postagens nas Redes Sociais, contribui, partilhando as memórias juninas presentes em diversos momentos do projeto.

A cada semana, dois desafios são lançados e os alunos são estimulados a realizá-los dentro de um prazo estabelecido no cronograma. Todos os desafios estão dentro da temática junina, contemplando os diversos aspectos desta cultura. São eles: a produção de um Podcast narrativo partindo do enredo de um forró tradicional; a construção de um vídeo no aplicativo Tik Tok mostrando o antes e o depois da transformação de um espaço comum em um ambiente junino; um tutorial mostrando o passo-a-passo de uma receita do São João; e, o desafio final, que consiste em realizar a montagem de um vídeo com uma dança junina, cada um na sua casa. Aliás, a manutenção das regras de isolamento e das medidas de proteção recomendadas pelas autoridades, nesta pandemia, são regras principais para a participação no projeto.

“Eles têm superado todas as nossas expectativas” afirma Miguel Ângelo da Silva Oliveira, diretor da unidade escolar. Além dos desafios propostos, os alunos têm produzido conteúdos variados acerca do tema, tornando ainda mais significativo o projeto. Artistas como Del Feliz e os cantores da Banda Cavalheiros do Forró, além de diversos artistas locais e regionais, enviaram seus recados apoiando o projeto. 

Segundo a professora Sandra Maria, coordenadora do Ensino Médio Integral e do Projeto, realizar o Sou Ser(tão) Virtual ” É possibilitar o desenvolvimento de competências, contemplando os Multiletramentos e valorizando os saberes do sujeito que, imerso no online e no offline, mantém, constrói e partilha a sua identidade.”  

O projeto que teve início em 01 de junho, vai até o dia 30 do mesmo mês. Todas as atividades realizadas estão sendo postadas em contas do Instagram de cada turma e no Instagram @cepfr, a conta oficial da escola. 

Divulgação

Nesta terça-feira (23), a professora Sandra Maria e o diretor do Colégio Estadual Pedro Falconeri Rios, Miguel Ângelo da Silva Oliveira, estiveram na Rádio Jacuípe para apresentarem o projeto. Em entrevista ao Jornal da Manhã, a dupla mostrou-se entusiasmada com a ideia. “Foi ótimo, ficamos muito contentes com tudo”, disse a professora Sandra.

To Top
%d blogueiros gostam disto: