Política

Alianças do PDT com PSB avançam. Recife deve seguir tendência do País

Quando aborda a relação com o PDT, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, não se refere diretamente ao Recife, mas realça “a parceria em todas as regiões do País”. Além de Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, as duas siglas avançaram em alianças, segundo a coluna apurou, em outras cidades.

Carlos Siqueira (PSB) e Carlos Lupi (PDT) sentaram para definir a situação de Recife

Há episódios recentes em Minas Gerais, a exemplo de Uberaba, Uberlândia e Contagem. Nesses três municípios, o PDT conquistou o apoio do PSB. Em Juiz de Fora, se dá movimento contrário, o candidato do PSB deve ter apoio do PDT. Siqueira não entra em detalhes dos locais onde os dois partidos têm entendimento, mas enaltece a relação de “grande amizade e confiança” nutrida com Carlos Lupi, dirigente nacional do PDT. Indagado sobre o cenário na Capital pernambucana, Carlos Siqueira se diz confiante e recorre ao ambiente macro: “Minha esperança é que nós estejamos juntos em muitos lugares. Ele (Lupi) sabe que nossa parceria é recíproca, temos uma parceria boa em todas as regiões do País. Tenho muita esperança de que ela seja muito frutífera”.

Como a coluna registrara ontem, durante reunião da Executiva Municipal do PDT realizada anteontem, Carlos Lupi fez alerta aos pré-candidatos da sigla. Disse que o PSB retiraria apoio de 25 candidaturas do PDT em cidades relevantes com mais de 200 mil eleitores, caso a aliança no Recife não se consolidasse.

O procedimento seria similar ao adotado pelos socialistas com relação ao PT, que lançou Marília Arraes na corrida pela Prefeitura do Recife. Após acender esse sinal amarelo aos correligionários, Lupi foi ao Palácio do Campo das Princesas, onde encontrou-se com o governador Paulo Câmara e com o prefeito do Recife, Geraldo Julio. Nas hostes socialistas, há quem dê como consolidado o entendimento sobre a Capital pernambucana. Isso significa que o PDT tende a abrir mão da candidatura de Túlio Gadêlha. Há um sentimento de confiança na ala pernambucana, que se assemelha ao de Siqueira, de que o PDT deve apoiar João Campos na corrida pela Prefeitura do Recife.

Café e almoço com Lupi

Carlos Lupi retorna ao Recife na próxima terça, dia da convenção do PDT, que seria ontem, mas acabou adiada. Ontem, o dirigente tomou café da manhã com Túlio Gadêlha e com o senador Randolfe Rodrigues também foi à mesa. Lupi também almoçou com Túlio. Há uma construção em curso, seja para ficar no páreo, seja para sair. (Fonte: Folha de Pernambuco).

To Top
%d blogueiros gostam disto: