Cultura

‘Soldados da Borracha’: a vida dos nordestinos na Amazônia

O documentário ‘Soldados da Borracha’, do cineasta cearense Wolney Oliveira, é exibido como parte da programação da 9ª Mostra Ecofalante de Cinema. A produção ficou disponível gratuitamente por 24h a partir das 15h deste domingo (6). 

O documentário ‘Soldados da Borracha’ é do cineasta cearense Wolney Oliveira

O longa de 2019 concorre na categoria de Competição Latino-Americana com outras sete produções, entre elas: A Jangada de Welles, dos também cearenses Firmino Holanda e Petrus Cariry; Acqua Movie, de Lírio Ferreira; e Estou Me Guardando para Quando o Carnaval Chegar, de Marcelo Gomes. 

No filme, Wolney retrata a história dos quase 60 mil brasileiros, a maioria deles nordestinos, que foram transportados para a Amazônia para extrair látex para os Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. 

O documentário resgata os flagelos vividos por aqueles homens que, ainda hoje, aguardam o reconhecimento como ‘heróis da pátria’. 

O cineasta Wolney retrata a história dos quase 60 mil brasileiros, a maioria deles nordestinos, que foram transportados para a Amazônia para extrair látex para os Estados Unidos.

O longa de Wolney foi premiado no Festival Internacional de Documentários “É Tudo Verdade” e foi exibido na edição de 2019 do Cine Ceará. (Fonte: Diário do Nordeste).

To Top
%d blogueiros gostam disto: