Página inicial » Educação » Feira de Santana integra Programa de Resistência às Drogas

Feira de Santana integra Programa de Resistência às Drogas

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image Instrutores: Proerd também é desenvolvido em outros municípios

Feira de Santana e mais 14 municípios baianos passam a integrar o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizado pela Polícia Militar em escolas públicas e particulares localizadas em áreas consideradas de risco.

A solenidade de formatura do Curso Educacional de Instrutores aconteceu na manhã desta sexta-feira (14), no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc), no bairro Tomba, em Feira de Santana, e reuniu 29 PMs, seis deles feirenses.

O programa é conhecido nacionalmente e tem como principal objetivo desenvolver ações sistemáticas contra a violência e o uso indevido de drogas nas escolas, através da educação preventiva, junto a crianças e adolescentes, principalmente na faixa etária entre nove a 16 anos.

Segundo o prefeito Tarcízio Pimenta, durante discurso na solenidade, esta é a “fase em que os alunos estão mais vulneráveis para receber propostas de uso de drogas”.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é aplicado em diversos estados brasileiros por policiais militares fardados e equipados. Os monitores ou instrutores utilizam músicas, cartilhas e brincadeiras para explicar sobre os perigos das drogas. As aulas serão ministradas uma vez por semana, com duração de 45 a 60 minutos, a partir do mês de julho.

De acordo com o diretor do Departamento de Ensino da Polícia Militar, coronel José Gonzaga Batista, que representou o comandante geral da PM na Bahia, Coronel Nilton Régis Mascarenhas, 163 mil adolescentes e crianças já foram alvo do programa no Estado, adquirindo conhecimento sobre o “uso e conseqüências gravíssimas” das drogas.

“O projeto é de suma importância porque é na transição da fase infantil para a adolescência que os alunos estão mais vulneráveis para receber propostas de uso de drogas”, completou.

O Proerd, segundo o coronel, já foi implantado em 60 países, após ser instituído pelos Estados Unidos em 1983. Na Bahia, segundo a assessora de comunicação da PM, capitã Roseli Braga, o programa deslanchou a partir de 2003 e já funciona em Salvador e Região Metropolitana.

“Trata-se de projetos oportunos voltados para o enfrentamento da violência. Precisamos usar meios e ferramentas para elevar o nível de conscientização e cultura anti-violência e anti-drogas, focando as ações especialmente nas crianças e adolescentes, alvos fáceis e vulneráreis dos traficantes”, completou o secretário de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freitas.

Ascom/Prefeitura

 

Adicionar a: Add to your del.icio.us del.icio.us | Digg this story Digg
  • email Envie para um amigo
  • print Versão para impressão