Educação & Cultura

Feira – Começa montagem do São João

O palco terá dois ambientes, cada um com 12 metros de largura com oito de profundidade. Enquanto uma atração se apresenta, ao lado, a próxima passa o som e se apronta. “O que se quer é que a festa não tenha interrupções longas. É só terminar um show e imediatamente o outro começa, sem perda de tempo”, disse o secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Alcione Cedraz.

O próximo passo da organização é montar os toldos onde se instalarão 46 comerciantes que venderão comidas e bebidas típicas. A praça do forró, com cerca de 20 mil metros quadrados, vai ganhar uma colorida decoração, como é tradição nesse período. A expectativa da Secretaria de Cultura é de que toda estrutura esteja pronta até o próximo dia 17, três dias antes do início da festa.

O São João de São José vai ser animado pelas bandas Saia Rodada, Raça Negra, Magníficos, Bonde do Forró e os cantores Leonardo e Lairton, além de vários grupos regionais. O coreto da praça do distrito será transformado em palco, onde se apresentarão trios de forrozeiros tradicionais, que tocarão o chamado forró pé-de-serra. Na área também serão realizadas as apresentações de quadrilhas juninas, manifestações que ajudam na animação da festa.

Rainha do São João será eleita sábado

A rainha do São João de São José, no distrito de Maria Quitéria, vai ser escolhida no próximo sábado. O concurso é realizado no Clube Social e será disputado por 18 jovens. As segunda e terceira colocadas serão eleitas princesas.

Neste ano, também será eleita a rainha da terceira idade. Oito candidatas acima de 60 anos disputarão o título. Serão escolhidas princesas quem ficar no segundo e terceiro lugares. Para o coordenador do concurso, José Renato Costa, o evento vem a cada ano se consolidando. “Este concurso já tem uma tradição de muitos anos, e é um evento que já faz parte do calendário que antecede as festas juninas”. Ele analisa também que o nível de beleza das candidatas vem melhorando a cada ano.

Rainhas e princesas representarão o distrito durante os quatros dias do São João. Elas serão coroadas na noite da abertura da festa.

 

Fole ronca a partir de 4ª no Arraiá do Comércio

O fole vai roncar a partir desta quarta-feira (10), na Praça João Barbosa de Carvalho e no Mercado de Arte Popular. Começa a oitava edição do Arraiá do Comércio. A praça vai ser transformada num grande e participativo arraiá.

Para quem gosta do bom e tradicional arrasta-pé, animado por grupos de forrozeiros tradicionais, será uma boa pedida para os próximos dias. A festa vai ser encerrada no dia 18. O São João é a mais participativa das festas populares nordestinas. Durante o dia, cerca de uma centena de agricultores levarão à praça o que produz nas suas propriedades: licores de todos os sabores e cores, doces, bolos e artesanato. Também haverá apresentações de grupo culturais.

Além de mostrar os seus potenciais produtos, os negócios são alternativas reais para incrementar a renda destas famílias, bem como promovem a integração do campo com a cidade. No cair da noite, o forró vai levantar pó na praça. No MAP, o rala bucho acontece durante o dia. Os palcos serão ocupados por cerca de 40 atrações.

O arraiá é uma festa consolidada e funciona como uma prévia dos festejos juninos que são realizados no município. Todos os dias, milhares de pessoas participam da festa. Neste ano, a expectativa da Prefeitura de Feira de Santana, do Serviço Social do Comércio (SESC) e do Sindicato do Comércio, que promovem o evento, é de que mais de 400 mil pessoas passem pelos dois pólos nos dez dias de festa.

A lateral da praça – em frente ao Edifício Ducarmo, vai ser fechada ao trânsito de veículos a partir das 17 horas, quando aumenta o número de pessoas circulando na área. Neste ano, os shows do final de semana serão encerrados mais cedo. Participam da iniciativa as secretarias de Cultura, Esportes e Lazer, de Serviços Públicos, Desenvolvimento Econômico e Transportes e Trânsito.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo