História

Alagoinhas festeja emancipação política

Considerado um dos municípios mais importantes do estado da Bahia pelas suas riquezas naturais, como a água de excelente qualidade, Alagoinhas se destaca na produção de limão (maior produtor baiano), de laranja (3º), de batata doce (10º), de amendoim (11º), além de possuir areia, argila e pedra.

Com o crescimento econômico, muitas empresas vêm se instalando na cidade, gerando emprego e renda para a população e com isso contribuindo para a visibilidade da cidade, como a Schincariol, Copener Florestal, Brespel e a Simonassi.

A festa de emancipação política terá início às cinco da manhã com alvorada de fogos de artifício nos bairros 2 de Julho, Alagoinhas Velha e Centro e uma programação prevista para encerrar após as 17 horas, na Praça Ruy Barbosa. A emancipação de Alagoinhas coincide com o dia da Independência da Bahia.

Às 7h45, haverá uma concentração na Praça da Bandeira para o início da cerimônia, às oito horas; logo após o hasteamento das bandeiras do Brasil, Bahia e de Alagoinhas serão executados os hinos Nacional, do 2 de Julho e da cidade na voz de Nadja Ramos. Às 8h30, a revista das tropas e, logo após, o desfile cívico.

No Bairro da Brasilinha, às nove horas, haverá um torneio de futebol infanto-juvenil; e às 10 horas, sairá o cortejo das baianas do axé em direção à Praça Ruy Barbosa. A festa vai se estender a partir das 13 horas, na Ruy Barbosa, com uma diversificada programação cultural. Haverá apresentação de candomblé em homenagem ao caboclo, roda de capoeira, apresentação de dança afro do grupo Pegada Negra, samba de roda (vários grupos de Alagoinhas), encerrando com o show de percussão de Caúca e Ricardo.  

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo