História

Uefs realiza Colóquio para Eurico Alves

O evento inclui conferências, exposição de fotos e poemas, além de mesas redondas. O Colóquio conta com o apoio cultural da Fapesb, Governo do Estado (por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação), Shopping Boulevard e Sesc. O evento é aberto à comunidade e as inscrições são gratuitas. Os interessados devem comparecer até 24 de julho na direção do Cuca, localizada na Rua Conselheiro Franco, 66, centro de Feira de Santana.

A conferência de abertura contará com a participação de Maria Eugenia Boaventura, professora da Unicamp, filha de Eurico. As atividades começam às 19 horas, no teatro Cuca, seguida de exposição comemorativa no Museu Regional de Arte, com curadoria de Selma Soares Oliveira e Antonio Augusto Boaventura.

As atividades prosseguem dia 30 pela manhã, no anfiteatro, módulo 2 da Uefs, com a conferência “De paisagens e afetos na poesia de Eurico Alves Boaventura”, a ser proferida pela professora Rita Olivieri Godet.  Ela é professora titular da Universidade de Rennes 2, França, e diretora do Departamento de Português. De origem brasileira, foi professora de Teoria da Literatura na Universidade Estadual de Feira de Santana. Ainda nesse dia, serão realizadas mesas redondas sobre “Narrativas da Cidade”, “Religiosidade e Etnicidade”, “Imagens e Visibilidade do Sertão”.

O evento prossegue dia 31, com a conferência da professora Jerusa Pires Ferreira e mesas redondas sobre os temas “Estratégias de Fixação da Memória” e “Imagens em movimento: roteiros e diálogos do sertão”. A conferência de encerramento será com o escritor Antonio Torres, que falará sobre “Eurico em Alagoinhas: uma temporada de luz e sombra”.

Acervo

Bacharel em Direito, Eurico Alves Boaventura (1909-2009) foi um dos principais poetas do grupo modernista baiano surgido em torno da revista Arco & Flexa. Colaborou em vários periódicos de Salvador e do Nordeste. Deixou muitos textos inéditos, alguns deles publicados postumamente, como Fidalgos e Vaqueiros (Universidade Federal da Bahia – 1989) e Poesias (Fundação Cultural do Estado da Bahia – 1991).

O Museu Casa do Sertão, localizado no campus da Uefs, está implanta o Memorial Eurico Alves Boaventura, com a obra e o acervo do escritor feirense, doados pela viúva Maria Luiza e os filhos. Saiba mais através do link: http://www.uefs.br/portal/arquivo-de-noticias/2007/museu-casa-do-sertao-implanta-memorial-do-escritor-feirense-eurico-alves?searchterm=eurico+alves

Assessoria Cuca/Uefs

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo