Saúde

Cruz – Cirurgia com implante de pele

Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) de Cruz das Almas realiza segunda cirurgia com implante de pele artificial do estado da Bahia.

Está marcada para esta segunda-feira (27) na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) de Cruz das Almas, no Hospital Municipal daquela cidade, a segunda cirurgia reparadora com implante de pele artificial em paciente com queimaduras graves.

A primeira cirurgia realizada na Bahia, totalmente custeada com recursos do SUS (Sistema Único de Saúde), ocorreu em abril e beneficiou uma garota de 11 anos, natural de Mucugê, região da Chapada Diamantina. Agora será a vez de Vinícius Souza, um adolescente de 13 anos, residente no município de Camaçari, que teve parte do pescoço e do tórax queimados pela combustão de álcool líquido, na casa de um vizinho. Como seqüela do acidente, o menino tem séria limitação dos movimentos do pescoço e significativa alteração postural na região afetada.

De acordo com o Coordenador da Unidade Queimados do Hospital de Cruz das Almas e do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Geral do Estado, o cirurgião Carlos Briglia, o grande diferencial desta cirurgia para a realizada anteriormente é o material utilizado. Ele informou que a pele que substituirá o tecido queimado é o Pelnac, um tecido artificial obtido a partir da pele do porco. É a segunda vez que este tipo de material será utilizado no Brasil – a primeira vez foi em um paciente do Rio Grande do Sul. “Hoje temos duas opções para este procedimento cirúrgico, o que na prática amplia as nossas possibilidades terapêuticas”, comentou Briglia ao avaliar a utilização desse novo tecido sintético.

Ascom Sesab

To Top
%d blogueiros gostam disto: