Economia

Ilhéus- Pólo terá equipe de recuperação

Governo estadual cria Grupo de Trabalho Misto visando a recuperação do Pólo de Informático de Ilhéus, atingindo pela crise.

O Governo da Bahia anunciou a criação de um Grupo de Trabalho Misto, envolvendo representantes das secretarias estaduais da Indústria, Comércio e Mineração; Planejamento e Fazenda, além de dirigentes da Desenbahia, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e Sindicato das Indústrias de Eletroeletrônicos de Ilhéus (Sinec), com o objetivo de identificar e estabelecer, a curto prazo, medidas saneadoras para o Pólo de Informática de Ilhéus que passa por uma grave crise financeira.

Técnicos do estado também estudam uma contraproposta apresentada pelos empresários do setor apesar de já terem sido estabelecidas algumas medidas que beneficiarão diretamente as montadoras instaladas no Distrito Industrial do município. Atendendo solicitação do Sinec, através do Conselho do Fundo de Fomento e Desenvolvimento Socioeconômico (Fundese), o governo instituiu uma linha de crédito especial para combater a crise financeira que o setor vem enfrentando, principalmente devido à desvalorização cambial, levando a uma necessidade de capital de giro que não estava sendo suprida devido a atual escassez de crédito.  

Outra medida anunciada durante reunião em Salvador foi a recuperação da infraestrutura do Distrito Industrial. O edital de licitação para as obras já foi divulgado e serão investidos 2 milhões de reais em benefícios. O secretário Rafael Amoedo revelou com exclusividade ao Jornal Bahia Online que o governo da Bahia pensa numa revisão na política de incentivo ao pólo. “Apesar da crise que levou a uma redução temporária dos recursos disponíveis, os setores considerados importantes para o Estado estão sempre sendo objeto de acompanhamento”, assegurou nesta segunda-feira. O secretário também disse que nada impede que as empresas produzam as matérias primas na Bahia já que os benefícios fiscais são extensivos a essas atividades. “O dinamismo do setor é que vai fazer com que as fornecedoras de matéria prima também venham se instalar no Distrito. Os incentivos estão claramente definidos”, afirmou.  

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Mineração, o secretário Rafael Amoedo tem procurado trazer recursos para a Sudic com o objetivo de dotar os Distritos Industriais de melhores condições de infraestrutura, a fim de facilitar o trabalho de atração de novas empresas, como está fazendo agora na recuperação das vias internas do Distrito Industrial de Ilhéus.

To Top
%d blogueiros gostam disto: