Serviços

Barreiras – TJ promove Seminário pelo IV Centenário

Em plenário da Câmara Municipal lotado, o seminário “A Justiça no Século XXI” foi iniciado às 19 horas com as palestras dos juízes André Gomma e Patrícia Cerqueira.

Na abertura do evento, a 1ª vice-presidente do TJ, desembargadora Lealdina Torreão, representando a presidente Sílvia Zarif, fez uma exposição da história do Tribunal, ressaltando que a comemoração do IV Centenário é importante não só para a Justiça estadual, mas também para o Judiciário brasileiro.

Em seguida, o juiz André Gomma (foto), da Comarca de Angical, ministrou a palestra “Novas perspectivas para processos autocompositivos no Judiciário”.

Segundo o juiz, alguns conflitos não se resolvem com sentenças e o papel da Justiça é mobilizar as pessoas para resolvê-los de forma satisfatória. Ele citou diversas oficinas realizadas pelo Poder Judiciário em todo o País para educar o jurisdicionado a desenvolver as habilidades necessárias para lidar com as desavenças.

Na palestra “Mecanismos de acesso à Justiça: a experiência dos Balcões de Justiça e Cidadania”, a juíza Patrícia Cerqueira, assessora de Projetos Especiais da Presidência do TJ, apresentou as ações do Tribunal voltadas para a conciliação e mediação, dando ênfase aos Balcões de Justiça.

Segundo dados apresentados por ela, de 2007 a 2009, os Balcões prestaram 80 mil atendimentos e, nos últimos 30 meses, resolveram 15,6 mil conflitos, uma média de 522 por mês.

Estiveram presentes no seminário a corregedora das Comarcas do Interior, desembargadora Maria José Sales Pereira, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Kelly Magalhães, a prefeita de Barreiras, Jusmari Terezinha Oliveira, e o juiz-diretor do fórum da comarca, José Luiz Pessoa Cardoso, além de outras autoridades da região.

TJ-BA

To Top
%d blogueiros gostam disto: