Blog

Vagas para cursos técnicos no interior

Terminam hoje (4) as inscrições para as 1.730 vagas ofertadas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) para cursos técnicos de nível médio. São 660 vagas para a capital e 1.070 para o interior em cursos técnicos como: Administração, Enfermagem, Segurança do Trabalho, Eletroeletrônica, Hospedagem, Rede de Computadores, Técnico em Alimentos, Análises Clínicas, Técnico em Agroindústria, Contabilidade, Design, Edificações e Manutenção Automotiva. Esta é mais uma etapa do Plano Estadual de Educação Profissional da Bahia, que de 2007 até agora ampliou o número de matrículas, oferecendo mais de 22 mil novas vagas para os cursos técnicos de nível médio na Bahia.

As inscrições devem ser feitas pelo site: http://www.sec.ba.gov.br/. Podem se inscrever estudantes que concluíram o ensino médio (e suas modalidades), oriundos da rede pública de educação (escola federal, estadual ou municipal). O processo de inscrição é simples, basta acessar o site. O aluno deve verificar qual o município, a escola e o curso, escolher o turno desejado e preencher a ficha eletrônica, informando o número do CPF para confirmar a inscrição. No caso de menores de 18 anos, deve ser informado o número do CPF do responsável legal.

As vagas serão sorteadas eletronicamente no dia 18 de agosto, às 14 horas, no Auditório do Instituto Anísio Teixeira, situado na Rua das Muriçocas, Paralela, município de Salvador. O sorteio eletrônico será transmitido por videoconferência, em tempo real, com o acompanhamento dos representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação e professores. Os candidatos poderão assistir o evento.

O aluno contemplado no sorteio efetivará a matrícula no Centro de Educação Profissional para o qual foi contemplado, nos dias 20 e 21 de agosto próximo, apresentando a seguinte documentação: cópia do CPF e cópia do Histórico Escolar, cópia da Cédula de Identidade. Os documentos originais devem ser apresentados junto com as cópias para a devida autenticação. O aluno sorteado também deverá entregar no ato da matrícula, duas fotos três por quadro. As aulas serão iniciadas no dia 24 de agosto, com exceção para os alunos de Livramento e Santa Maria da Vitória, onde o início das aulas está marcado para o dia 8 de setembro.

Demandas sociais – O superintendente de Educação Profissional da SEC, Almerico Lima, disse que a proposta pedagógica do Plano de Educação Profissional da Bahia, aponta o trabalho como princípio educativo, investe em práticas pedagógicas dinâmicas e inovadoras e na atualização das matrizes curriculares. Segundo ele, isso reflete a preocupação do governo do Estado em adequar os cursos às demandas sociais, econômicas e ambientais do mundo do trabalho. “Embora a ênfase do Plano da Educação Profissional seja o ensino médio integrado – para alunos egressos do ensino fundamental público – e Proeja – para jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental -, estamos ofertando cursos subseqüentes como forma de atender ao jovem que concluiu o ensino médio de formação geral e que procura uma profissão”, acrescentou.

Fonte: ASCOM – SEC

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo