Economia

Juazeiro realiza II Feira de Caprinos e Ovinos em Massaroca

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente – SEADRUMA e o Comitê das Associações Comunitárias e Agropecuárias de Massaroca – CAAM, realizará nos dias 15 e 16 de agosto a II Feira de Caprinos e Ovinos do Distrito de Massaroca, no local denominado Parque do Didi.

A primeira feira da caprinovinocultura de Massaroca surgiu em março de 2003, através da iniciativa dos moradores da região. O distrito na época foi escolhido por ser um ponto estratégico, com um número considerável de pequenos produtores além de estruturas básicas como água e energia.

“Este ano a prefeitura de Juazeiro, através de seu gestor Isaac Carvalho se comprometeu em realizar o evento. A experiência em Pinhões pôde nos proporcionar grandes conquistas e algumas inovações para realização dessa nova feira”, destacou José Wilson Chaves – Chaveco, coordenador do evento.

Ainda de acordo com Chaveco, existem em Massaroca outras atividades econômicas, além da caprinovinocultura, como a extração do umbu, a melancia de sequeiro e o mel. “São atividades que dão um destaque para a região, mas o forte continua sendo a produção de caprinos e ovinos. O objetivo é fortalecer ainda mais esse setor, criar um centro de comercialização desses produtos que agreguem valor a cadeia produtiva, algo rústico e confortável, que tenha a cara do semiárido nordestino”, informou.

Noventa e um por cento dos rebanhos de caprinos do Brasil se encontram na região do semiárido. Juazeiro está inserido nesse contexto, sendo o município que possui o maior número de cabeças de caprinos do país, e o nono de ovinos, perdendo apenas para oito cidades do Rio Grande do Sul. “Na Bahia, Juazeiro possui o maior rebanho de ovinos, sendo que dentro do município a região de Massaroca possui o maior contingente das espécies”, destacou Chaveco.

A comercialização de produtos e subprodutos da caprinovinocultura e a capacitação do público interessado no assunto, farão da feira uma oportunidade de negócios e de transferência de tecnologias propiciando também, a divulgação das atividades culturais e econômicas local.

A II Feira de Caprinos conta com a parceria do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, EBDA, CAR, Sebrae, IRPAA, UNEB, CODEVASF, ADAB, EMBRAPA, CERB, STRJ, SPRJ e empreendedores.

A entrega do parque aos expositores será às 14h do dia 14 de agosto. Durante o evento a prefeitura também promoverá ações que irão beneficiar os visitantes e moradores do distrito, a exemplo do que é o programa ‘Paz nas Comunidades’.

Confira a programação:

13 de agosto/Quinta-feira

08h às 12h – 13h30 às 17h – Curso sobre ‘Processamento Artesanal de Leite de Cabra’

14 de agosto/Sexta-feira

08h às 12h – 13h30 às 17h – Curso sobre ‘Processamento Artesanal de Leite de Cabra’.

14h – Entrega do Parque aos expositores

20h30 – Confraternização dos produtores na sede da Associação

15 de agosto/Sábado

Avaliação dos lotes de Caprinos e Ovinos, levando em consideração: genética, sanidade e

manejo alimentar.

Concurso Leiteiro

07h – Inscrição para o concurso leiteiro

07h30 – Primeira Ordenha

17h – Segunda Ordenha

Centros Temáticos

09h – Manejo Alimentar – Produção e Conservação de Forragens

Palestrantes – Engenheiros Agrônomos da EBDA, José Hugo, Erinaldo Bezerra e Afonso Menezes.

09h30 – Manejo Reprodutivo – Controle da amamentação como alternativa de incremento produtivo de caprinos e ovinos de corte.

Palestrante – Professor Pedro Humberto Felix de Souza – UNEB.

16h – Solenidade de Abertura Oficial da Feira.

16 de agosto/Domingo

Centro Temático

10h – Manejo Sanitário – Alternativas de controle da verminose em rebanhos caprinos e ovinos
Palestrante – Médico Veterinário André Pereira Lopes – EBDA

10h – Entrega dos troféus e premiações

12h – Encerramento

15 de 16 de agosto

Exposição de animais

To Top
%d blogueiros gostam disto: