Economia

Prefeitos da Chapada inauguram sede em Salvador com presença de Wagner

A União dos Municípios da Chapada Diamantina (UMCD) inaugurou a sua sede em Salvador no inicio da noite desta quinta-feira (27) com a presença do governador Jaques Wagner (PT). A sede fica na Rua Jacobina, 160, Chapada do Rio Vermelho.

O evento contou também com as presenças da deputada federal Lídice da Mata (PSB), dos deputados estaduais Marcelo Nilo (sem partido), José Neto (PT), Edson Pimenta (PCdoB), Gilberto José (PR), do Superintendente do Ibama Célio Costa Pinto, do Reitor da Uneb Valentim, do presidente da Cerb Cícero, além de secretários estaduais e prefeitos. O governador chegou ao local para participar da inauguração a partir das 18 horas.

O prefeito de Andaraí, Wilson Paes Cardoso (PSB), que preside a entidade e teve a idéia, mostrou-se bastante esperançoso com a nova sede, que antes funcionava apenas na região da Chapada Diamantina, onde estão os 29 municípios filiados.

De acordo com Paes Cardoso, “havia uma necessidade de se criar uma sede em Salvador para facilitar as providências dos assuntos que são resolvidos aqui, principalmente nas áreas do governo, além de agilizar o contato com os prefeitos dos municípios filiados”, explicou Paes Cardoso. Mas, segundo ele, em Andaraí funcionará também um escritório da entidade.

Segundo Ivan Soares, prefeito de Nova Redenção, a UMCD foi reativada em 2005, depois de passar por um período quase sem atividades. “Antes, ela estava desativada. Eu fui eleito e reeleito e agora não faço parte da atual direção, mas continuo ajudando”, comentou.

Ivan explicou também que, no inicio, “a idéia era para a sede da Associação funcionar na região de origem dos municípios, mas hoje temos uma necessidade muito grande de ter uma representação aqui em Salvador”, explicou.

Municípios integrantes

Atualmente, os 29 municípios que fazem parte da União dos Municípios da Chapada Diamantina são Andaraí, Abaira, Barra da Estiva, Boa Vista do Tupim, Boninal, Bonito, Brotas de Macaúbas, Ibicoara, Itaberaba, Iaçu, Ibitiara, Ibiquera, Iramaia, Iraquara, Itaitê, Jussiape, Lagedinho, Lençóis, Macajuba, Marcionilio Souza, Mucugê, Nova Redenção, Palmeiras, Piatã, Rio de Contas, Rui Barbosa, Seabra, Utinga e Wagner.

A atual diretoria da UMCD é composta pelos seguintes prefeitos: Wilson Paes Cardoso (Presidente – Andaraí), José Bonifácio (Vice-Presidente – Rui Barbosa), José Luiz Maciel Rocha (Tesoureiro – Seabra), João Hipólito Rodrigues Filho (Secretário Geral – Abaira). De acordo com o estatuto da UMCD, o Presidente tem direito a dois anos de mandato, com direito a reeleição.

Por Evandro Matos

To Top
%d blogueiros gostam disto: