Política & Economia

PDT entra no governo com posse de professor da Uefs

Às 10 horas, na Fundação Luis Eduardo Magalhães, o professor Eduardo Ramos será empossado na secretaria de Ciência e Tecnologia, em solenidade comandada pelo governador Jaques Wagner (PT). Assim, o partido assume de vez a condição de aliado do governador, afastando qualquer possibilidade de aliança com o PMDB nas eleições do próximo ano.

O presidente nacional licenciada da legenda, ministro Carlos Lupi, que conduziu quase todas as negociações com Wagner e o secretário Rui Costa (Relações Institucionais) para a entrada do PDT no governo, também vai estar presente. Lupi chegou a Salvador ontem à noite e foi direto para o estádio de Pituaçu para ver o jogo Brasil x Chile ao do governador Jaques Wagner e do presidente estadual da legenda, Alexandre Brust, que foi lhe buscar no aeroporto às 21h30min.

Após a posse do novo secretário, Lupi retornará a Brasília, onde tem compromissos relacionados à sua pasta no meio da tarde. Com isso, uma possível conversa dele com os integrantes do partido ficará para outra oportunidade. Embora esteja confirmada a presença da cúpula pedetista, como deputados e vereadores, é provável que o ex-presidente estadual da legenda, deputado federal Severiano Alves, não compareça. Afastado do comando do PDT desde que Lupi assumiu as negociações com o governo, a presença de Severiano passou a ser vista como difícil de acontecer. 

Por outro lado, a solenidade de posse como secretário do professor Eduardo Ramos hoje está sendo encarada como uma nova fase do partido na Bahia. “Nós vamos ocupar espaço numa área que também é do PDT. E é importante também para o desenvolvimento de uma das nossas bandeiras, que é a Educação. E Ciência e Tecnologia não deixa de ser uma educação de ponta”, avaliou Brust.          

           

Outros cargos

Ontem à tarde também foi anunciado o nome de Aristides Amorim como novo diretor da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). Amorim foi superintendente da SET na prefeitura de Salvador na gestão do ex-prefeito Antônio Imbassahy e teve a indicação do deputado federal Marcos Medrado. Na verdade, como corrigiu Alexandre Brust, “houve uma indicação para o partido, que chancelou todos os nomes”.

Embora já esteja definido como o novo diretor da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Brust só tomará posse no próximo dia 15, já que o secretário de Indústria, Comércio e Mineração, James Corrêa, que a CBPM é vinculada, está viajando. Durante a solenidade de hoje, o governador Jaques Wagner deverá anunciar o nome do novo diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).     

Quanto aos outros cargos que seriam indicados pelo partido, como o Ibametro e Promobahia, Brust informou que serão compensados com diretorias em outros órgãos.

Por Evandro Matos

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo