Meio Ambiente

Norte da Bahia coletará embalagens de agrotóxicos

Projeto Campo Limpo realiza ações de coleta em Juazeiro, Ponto Novo, Casa Nova, Curaçá, Sobradinho e Sento Sé.

O Projeto Campo Limpo, campanha de recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos, será realizado entre os dias 11 de setembro a 6 de outubro, nos municípios de Juazeiro, Ponto Novo, Casa Nova, Curaçá, Sobradinho e Sento Sé, localizados na região Norte da Bahia.

“O público alvo de nossa campanha é o pequeno agricultor que, muitas vezes, não dispõe de meios para realizar a devolução”, explica a gerente da Acavasf, Dianara Cavalcanti, destacando que será entregue um recibo no ato da devolução para que o produtor comprove que cumpriu o que determina a Lei e apresente aos órgãos fiscalizadores.

Ao esvaziar os recipientes dos agrotóxicos, os produtores devem fazer imediatamente a tríplice lavagem e providenciar a devolução. Rótulos, tampas e caixas de papelão que embalam os vasilhames de agrotóxicos também devem ser levados aos postos de coleta. As embalagens entregues pelos pequenos produtores nos postos itinerantes são levadas pela Acavasf para a Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, localizada no Núcleo 1 do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho, em Petrolina (PE).

Na Central de Recebimento as embalagens são classificadas e prensadas e depois encaminhadas a uma empresa de reciclagem ou para um incinerador, indicado pelo Inpev, que é responsável pela logística.

Informações da Codevasf

To Top
%d blogueiros gostam disto: