Educação

Uefs fortalece parceria com instituições do exterior

Missão irá visitar instituições de Portugal, Espanha e França visando estabelecer novas parcerias e fortalecer aquelas já existentes.

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) vai ampliar o intercâmbio com instituições de outros países e fortalecer as parcerias já  existentes. Quinze instituições de ensino superior de Portugal, Espanha e França serão visitadas, a partir da próxima semana, por representantes da Assessoria de Relações Interinstitucionais da Universidade (Aeri), o assessor Washington Franca-Rocha e a coordenadora Raquel Vale.

A missão vai durar 20 dias, com partida prevista para 12 de setembro. O professor Washington Rocha explicou que “a iniciativa se constitui em um momento significativo para apresentar todo o potencial da Uefs às universidades européias e estabelecer novos acordos de cooperação técnica e fortalecer as já existentes”.

Com isso, afirma, espera-se o intercâmbio de conhecimento e de experiências que fomentem a qualidade acadêmica e a relevância social do ensino superior. Financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), a missão integra a Política de Internacionalização da Uefs.

Estímulo

Em 18 de agosto, a Uefs realizou o Workshop Internacionalização Universitária, com a participação de representantes de instituições de diversos países. O objetivo foi estimular a comunidade acadêmica a planejar e executar ações para a implantação de uma política de internacionalização na Universidade.

Para Washington Rocha, “é preciso amadurecer junto à comunidade acadêmica a idéia de uma cultura internacionalizada, através da troca de experiências e desenvolvimento de redes acadêmicas internacionais”. Isso, conforme expôs, será um diferencial para a Uefs.

Normalmente, explicou, os professores, por iniciativa própria, fazem os intercâmbios institucionais. Neste contexto, o objetivo da Aeri, salienta Washington Franca-Rocha, é fomentar e orientar os docentes. “Ano passado, possibilitamos, em Portutal, a estada durantes seis meses de quatro estudantes. Agora, um grupo de alunos de Direito fizeram um estágio de duas semanas na Bélgica”, revelou Washington Rocha.

To Top
%d blogueiros gostam disto: