Política

Chorrochó comemora 55 anos de emancipação

Situado no nordeste baiano, município foi um território desmembrado da vizinha Curaça.

Hoje, 12 de setembro, o município de Chorrochó, situado no nordeste baiano, esta completando 55 anos de autonomia política. Na oportunidade, com a presença do governador Jaques Wagner, será assinada a ordem de serviço para a construção de três quadras de esporte nos povoados de Caraíbas, São José e Várzea da Ema será feita.

Ainda na programação dos 55 anos de emancipação da cidade, haverá desfile das escolas municipais nas principais ruas e, à noite, show com bandas locais e nacionais. A prefeitura convidou toda a população da região para prestigiar o evento.

Histórico

Uma pequena povoação formada por casebres, integrando o município de Curaçá, desenvolveu-se após a chegada de Antônio Vicente Mendes Maciel, o Conselheiro, que construiu uma igreja, mais tarde sob a invocação do Senhor do Bonfim, catalisadora de novos agrupamentos populacionais. Município criado com território desmembrado de Curaçá, por Lei Estadual, de 22.08.1919. Foi extinto em 1924, sendo novamente anexado a Curaçá. Restaurado, mais uma vez de Curaçá, por Lei Estadual, de 12.12.1952. A sede, criada distrito no município de Capim Grosso (mais tarde Pambu e hoje Curaçá), em 1860, foi elevada à categoria de cidade quando da lei que restaurava o município.

To Top
%d blogueiros gostam disto: