Cultura

Vitória da Conquista promove a 5ª “Mostra Cinema Conquista”

Em evento já estabelecido no cenário nacional, Vitória da Conquista realiza no período de 6 a 11 de outubro a sua 5ª edição da “Mostra Cinema Conquista”, voltada para a produção e discussão audiovisual. Toda a programação do evento é gratuita e aberta ao público.

Em 2004, começou a ser concretizado um antigo sonho da terra de Glauber Rocha: ser palco de um evento consagrado em que o cinema é a estrela principal. Vitória da Conquista se inseria no circuito nacional de mostras e festivais audiovisuais, com a Mostra Cinema Conquista – Um Olhar para o Novo Cinema.

Este ano, o evento chega à sua 5ª edição, de 6 a 11 de outubro, trazendo para o público algumas das mais importantes produções do audiovisual feitas no Brasil e no mundo, além de importantes discussões dos mais variados temas ligados ao cinema e ao audiovisual.

As edições anteriores obtiveram grande sucesso graças à rica e renovadora produção exibida. Com sessões no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima e em praças públicas da cidade, este ano o evento exibirá 15 longas-metragens (cinco internacionais e dez nacionais), além de 28 curtas-metragens e 12 vídeos baianos, num total de 55 produções audiovisuais.

Já as discussões, este ano giram em torno do tema “Cinema e Audiovisual no Brasil: alternativas de produção e difusão”, num seminário promovido na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), entre os dias 7 e 9 de outubro. Paralelo a essa atividade, haverá também a realização de oficinas, curso, lançamentos de livros e exposições.

O homem da montanha

A Mostra terá como homenageado o cineasta, roteirista, jornalista e escritor baiano Orlando Senna. Um dos mais intensos realizadores do cinema da Bahia, desde a configuração do Cinema Novo, nos anos 60, Orlando sempre lutou pela viabilização do audiovisual brasileiro e pelas políticas de incentivo, passando pela agitação cultural do Tropicalismo e enveredando pelos caminhos do Cinema Marginal.

Como parte das homenagens serão exibidos na programação do Centro de Cultura quatro filmes do cineasta, dois longas e dois curtas-metragens. Durante o seminário, que contará com uma conferência de abertura do próprio Orlando, serão lançados dois livros escritos por ele, além de sua biografia, assinada pelo jornalista Hermes Leal, intitulada “O Homem da Montanha”. Será montada também uma instalação artística sobre o homenageado.

Realização

A Mostra é uma realização da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC) e da Uesb, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb, com a correalização da Casa da Cultura de Vitória da Conquista.

A Mostra Cinema Conquista – Ano 5 tem como patrocinadores o Ministério da Cultura – Secretaria do Audiovisual, por meio do Fundo Nacional da Cultura, e o Governo do Estado da Bahia – secretarias da Fazenda e da Cultura, por meio do Fundo de Cultura da Bahia.

To Top
%d blogueiros gostam disto: