História

Desfile marca comerações em Feira

'Feira 176 Anos: Ontem, Hoje e Sempre' foi o tema destacado pelas entidades no desfile cívico que aconteceu hoje pela manhã na cidade.

Um desfile cívico-militar marcou na manhã desta sexta-feira (18), parte das comemorações pelo Dia da Cidade – 176 anos de emancipação política de Feira de Santana. A solenidade aconteceu na avenida Getúlio Vargas, partindo das imediações do Feira Palace Hotel até as proximidades da praça de alimentação, onde foi instalado o palanque oficial.

O prefeito Tarcízio Pimenta, o vice-prefeito Paulo Aquino, o senador baiano César Borges, o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, vereadores, secretários municipais, autoridades civis e militares, prestigiaram o ato.

O desfile teve início com o pelotão do 35º Batalhão de Infantaria (35º BI) e do 1º Batalhão de Polícia Militar (1ºBPM), que trouxe como destaque para o desfile a pirâmide humana do pelotão motorizada Asa Branca. Em seguida desfilaram a Guarda Municipal de Feira de Santana, os agentes de endemias e comunitários.

Com o tema “Feira 176 Anos: Ontem, Hoje e Sempre” as entidades retrataram a história de Feira desde a criação ao crescimento econômico do município, além da cultura da cidade. O destaque do desfile ficou por conta da Escola Gente Miúda, que trouxe a chegada dos tropeiros a Feira de Santana.

O prefeito Tarcízio Pimenta disse que o desfile é uma forma que os feirenses têm de homenagear a Princesa do Sertão, que projetou grandes filhos ilustres a exemplo da heroína Maria Quitéria, que levou o nome da cidade para a história do Brasil.

História Política da Cidade

Segundo maior município do Estado, Feira tem origem na capela para Nossa Senhora Santana da Fazenda Sant’Anna dos Olhos D’Água, onde surgiu um ponto de encontro de viajantes.

O desenvolvimento da região levou à criação do município e da Villa do Arraial de Sant’Anna da Feira, através de resolução do então Conselho do Governo da Província, em 1833. Distante 109 quilômetros de Salvador, a cidade caracteriza-se como uma zona de planície entre o Recôncavo e o Semi-Árido e soma de quase 600 mil habitantes.

To Top
%d blogueiros gostam disto: