Saúde

Hoje é dia de vacinação contra a Poliomielite

O principal objetivo da campanha é manter a erradicação da doença no Brasil. O horário de vacinação será das 8 às 17 horas.

Com a meta de imunizar cerca de 1,2 milhão de crianças menores de cinco anos, a Secretaria da Saúde do Estado, por meio do Programa Estadual de Imunizações, realiza no próximo sábado, dia 19, das 8 às 17 horas, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio. A Sesab, por meio do Programa Estadual de Imunização, deu início no dia 19 de agosto ao trabalho de intensificação vacinal, que será encerrado no sábado, Dia Nacional de Vacinação. O principal objetivo da campanha é manter a erradicação da doença no Brasil.

A enfermeira Fátima Guirra, coordenadora do Programa de Imunização da Sesab, revela que ainda existe risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, devido à importação de casos provenientes de países endêmicos, como Nigéria, Índia, Paquistão e Afeganistão. “A vacina oral contra pólio é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única vacina capaz de viabilizar a erradicação global da doença”, afirma a enfermeira, acrescentando que o intenso fluxo de viajantes internacionais pode ocasionar a reintrodução do vírus no Brasil.

Vacinação indiscriminada

O Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde promove a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Pólio, com a proposta de vacinar, indiscriminadamente, todas as crianças com idade abaixo de 5 anos. Na Bahia, o Dia Nacional de Vacinação envolverá mais de 27 mil trabalhadores e voluntários, que atuarão em 8.000 postos de vacinação, entre fixos e volantes.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunização informa que durante a campanha, além da vacina Sabin, contra a poliomielite, que deve ser aplicada de forma indiscriminada em todas as crianças menores de cinco anos, a Sesab disponibiliza, para serem aplicadas seletivamente, a fim de iniciar ou completar o esquema vacinal das crianças menores de cinco anos, as demais vacinas do calendário básico: BCG (contra as formas graves da tuberculose), contra hepatite B, tetravalente (contra tétano, coqueluche, difteria e meningite por Haemophilus tipo B), DPT ou tríplice (contra difteria, tétano e coqueluche), DT (contra tétano e difteria), tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba) e rotavírus humano (contra infecção por rotavírus).

Fonte: Sesab

To Top
%d blogueiros gostam disto: