Meio Ambiente

Feira de Santa – Conselho aprova Plano de Meio Ambiente

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) aprovou o Plano Municipal de Meio Ambiente de Feira de Santana, visando nortear os projetos de caráter ambiental, urbanístico e os projetos nas lagoas do Município.

O plano foi encaminhado ao prefeito Tarcízio Pimenta visando publicação e posterior definição do cronograma das ações a serem desenvolvidas através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais.

O Plano Municipal de Meio Ambiente traz um diagnóstico ambiental de Feira de Santana, além de constar um projeto de educação ambiental e definir um plano para as lagoas, abordando aspectos históricos, biofísicos, sócios econômicos e turísticos. Nele ainda consta a legislação e ações.

Define como principais pontos fracos lançamento de esgoto em mananciais, exploração clandestina de minerais e ocupação irregular do solo em áreas de proteção. Para fazer frente a estes problemas, propostas de redução em 80% do lançamento de esgoto em mananciais no período de 15 anos, reduzir, no período de dois anos, 70% da exploração clandestina de minerais e reduzir 30% da ocupação irregular do solo em áreas de proteção.

Como pontos fortes foram definidos a condição de Feira de Santana possuir grande parte do rio Jacuípe navegável, em seu território; e da cidade possuir também uma universidade estadual e várias privadas, além de um canal de televisão, dois jornais de grande circulação e muitas emissoras de rádio.

Diante desta situação, a idéia é inserir, dentro do Programa de Educação a importância do rio Jacuípe e de que maneira preservá-lo e elaborar um curso de educação ambiental para o turismo ecológico, além de estreitar o contato com os veículos de comunicação, objetivando divulgar e propagar idéias voltadas aos princípios da sustentabilidade no município.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Antônio Carlos Coelho, observa que o Plano Municipal de Meio Ambiente ainda aborda aspectos definindo perímetros urbanos e delimita bairros. Nele são classificados 44 bairros e 62 sub-bairros.

To Top
%d blogueiros gostam disto: