Educação & Cultura

Secult reassume Amélio Amorim

O anúncio da mudança foi feito na tarde desta quinta-feira (24) pelo secretário de Cultura, Márcio Meirelles, e pelo reitor da Uefs, José Carlos Barreto, em coletiva à imprensa, na qual também foi informado que o Governo da Bahia vai restaurar o conhecido Jerimum, localizado no espaço Carro de Boi, dentro do Amélio Amorim. O secretário e o reitor afirmaram que a decisão foi adotada em comum acordo, depois de sucessivos debates e reflexões.

Meirelles elogiou a gestão do Amélio Amorim, desenvolvida pela Uefs por meio do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). “A universidade fez um excelente trabalho, em consonância com os princípios da autonomia universitária, sendo parceira da Secretaria de Cultura também durante a 2ª Conferência Estadual de Cultura, realizada em Feira de Santana em 2007”, disse.

Ele destacou que agora a Secult pretende estreitar os laços com os artistas dos municípios que integram a região de Feira de Santana. E Barreto garantiu que a Uefs vai intensificar as parceiras com a Secult e a promoção da cultura na região, inclusive utilizando o espaço do Amélio Amorim. “A mudança na gestão do Amélio Amorim não vai interferir na agenda programada pela Uefs perante artistas e outros setores da comunidade”, declarou.

Para restaurar o Jerimum, a Secult contratou os serviços do arquiteto feirense Luiz Humberto Carvalho. O secretário revelou que o projeto deve ficar pronto até dezembro. No início de 2010, será publicada licitação para realização dos serviços.

A escolha de Luiz Humberto agradou aos artistas feirenses, em especial a Irma Amorim, viúva do arquiteto Amélio Amorim, responsável pelo projeto e pela construção do Carro de Boi. Também presente à coletiva, Irma Amorim comentou que Luiz Humberto era amigo do seu marido e que “conhece profundamente a obra e o estilo de Amélio”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo