História

Conceição do Coité – Seminário discute idéia de Nordeste submisso

O Campus XIV da UNEB, em parceria com Sistema de Bibliotecas (Sisb), está promovendo o Seminário Diálogos Possíveis e a 2ª Mostra de Cinema e Vídeo de História. Os eventos acontecem até o dia 16 de outubro, no próprio campus XIV e no Centro Cultural da cidade.

A primeira palestra foi realizada ontem, 13, no Centro Cultural de Conceição do Coité, com o tema A Subalternidade Voluntária: a História Regional como lugar de produção do discurso historiográfico, do professor Durval de Albuquerque, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Ufrn) e autor do livro A invenção do Nordeste.

O professor e pesquisador Durval Albuquerque agradou a platéia, em geral formada por estudantes de História e Comunicação Social. Ele falou dos diversos discursos que legitimam a idéia de nordeste, principalmente quando relacionam a região a pobreza e a miséria, elaborada, segundo ele, por boa parte da elite, inclusive política, visando angariar recursos e vantagens para a região.

Assim, ao longo do tempo, vem se perpetuando essa imagem de nordeste seco, coronelista e do cangaço.

Acima de tudo, o escritor salientou que esse discurso regionalista só acontecia no nordeste, onde se faz qualquer pesquisa de valor histórico como uma pesquisa de “história regional”, sem atentar para um sentido mais universal das questões.

Evento

No ano passado, o Campus XIV realizou a primeira edição da mostra, enquanto que o projeto Diálogos Possíveis, do Sisb, já foi realizado em outros campi da UNEB, como o Campus IV, em Jacobina, e desta vez chega à Conceição do Coité.

O professor Marcos Gonçalves, idealizador do Projeto Diálogos Possíveis, da UNEB, e coordenador das iniciativas, explica que a reunião dos dois eventos “visa uma maior integração entre estudantes e professores dos cursos de Comunicação Social e História com o público externo, além de divulgar pesquisas científicas de docentes renomados de todo país”.

A segunda edição da Mostra de Cinema e Vídeo congrega ainda uma exposição fotográfica, minicursos e exibição de filmes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo