Blog

2010 poderá ser um ano de muitos concursos

A Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2010 prevê a criação de 40 mil vagas para o Poder Executivo, no qual o Ministério do Planejamento é responsável em autorizar. Desse número, 15 mil são para a substituição de funcionários terceirizados.

A expectativa gira em torno de alguns fatores: concursos que foram autorizados em 2009 e que ainda não lançaram edital, concursos autorizados e cujo o prazo para lançar edital expirou ou quando determinado órgão já está há um bom tempo sem lançar oportunidades.

A assessoria de imprensa do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão afirma estar analisando demandas de alguns ministérios, que podem ser divulgadas enquanto não sair Portaria.

Um comunicado da Secretaria de Gestão do MPOG afirma que segue a política de contratações em Educação, para preencher vagas em universidades federais e em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETS), como as 540 vagas autorizadas em 16 de outubro para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), e de reforço na área da Saúde.

Outra prioridade são as contratações de Peritos Médicos Previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para ampliar a capilaridade da rede de agências. Também prossegue a estruturação da área de segurança pública, além da consolidação das Agências Reguladoras.

Para o próximo ano, estão previstas as contratações para alguns concursos realizados em 2009, como as 33.012 vagas para o IBGE, para agente censitário do Censo de 2010. Todos os editais devem dizer a validade do concurso, que varia de seis meses a um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. É dentro desse tempo que a nomeação deve acontecer e, por isso, tão importante é ler o que diz o edital.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo