História

Nordeste – Fiéis fazem homenagens a Frei Damião

Os romeiros que visitarem o local poderão participar de três missas, às 6h, 11h e 17h, e confissões durante todo o dia. Pelo menos dez ônibus de devotos devem comparecer e reverenciar o religioso que é considerado um santo pelos nordestinos. 

A expectativa da organização é que aproximadamente 500 pessoas participem da Festa de Frei Damião. Uma celebração de proporções bem menores, se comparada com a romaria que acontece há 12 anos no mês de maio, e marca a data de falecimento do religioso. Para os fiéis, que começaram a chegar no local desde o fim da tarde de ontem, colchões foram  disponibilizados para possibilitar a dormida, além de local para banhos.  

De acordo com a voluntária Célia Coutinho, 65 anos, os romeiros receberão refeições preparadas com alimentos doados por empresários e outros fiéis. “As pessoas que chegam aqui são muito humildes, de uma fé profunda. É muito gratificante servir essas pessoas e observar como elas conseguem ser felizes com tão pouco”, afirmou. “É uma lição de vida”. As doações também são feitas em dinheiro.

Há romeiros que vêm de diversas partes do Nordeste, como Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba e Sertão de Pernambuco.

Frei Damião nasceu em 5 de novembro de 1898, em Bozzano, na Itália. Desde criança, mostrava vocação para a vida religiosa. Aos 16 anos, ingressou na Ordem dos Capuchinhos, no Convento de Visa Basílica, onde escolheu o nome de Damião. Em 1923, foi ordenado sacerdote em Roma. Oito anos depois, chegou ao Brasil para ser missionário. Celebrou sua primeira missa no País em 5 de abril de 1931, em Gravatá, Agreste de Pernambuco.  

Do Jornal do Commercio

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo