Esporte

Emerson, maior ídolo do Bahia na década 90 vai virar cidadão de Salvador

Jogador mais identificado com a torcida tricolor na década de 90, o goleiro Emerson vai receber o título de cidadão soteropolitano, concedido pela Câmara de Vereadores de Salvador. A cerimônia acontece na próxima quarta-feira, dia 2 de dezembro.

Gaúcho de nascimento e, em breve, também soteropolitano, Emerson defendeu o Bahia de 2000 a 2005. Chegou ao clube após conquistar a Copa do Brasil de 1999 pelo Juventude, com atuação marcante contra o Tricolor. As defesas do goleiro durante a partida e nas cobranças de pênaltis acabaram custando a vaga, em plena Fonte Nova lotada, nas quartas-de-final.

O jogador pagou a tristeza provocada, porém, com juros. Pelo Bahia, Emerson foi campeão baiano em 2001 e bicampeão do Nordeste, em 2001 e 2002. Em 2001, ele também ganhou a Bola de Prata da Revista Placar como o melhor goleiro do Campeonato Brasileiro.

O Bahia foi o clube pelo qual Emerson mais jogou na carreira – quase 300 jogos, sendo 155 de forma consecutiva, entre 2001 e 2003, recorde na história do clube. Durante os seis anos, o goleiro só não foi titular absoluto na temporada 2004, barrado por Márcio, hoje no Atlético-GO.

Os momentos infelizes de Emerson foram as quedas de divisão, em 2003 e 2005, tendo o arqueiro como titular em ambas as campanhas. O jogador acabou deixando o clube no final de 2005 e foi atuar pelo Vitória, onde também teve ótima passagem. Antes da dupla Ba-Vi, ele defendeu América-RN, Grêmio, Bragantino e Flamengo.

Hoje, Emerson é comentarista da rádio Tudo FM e da TV Educativa. E está cotado para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa pelo PTN.

Pelos títulos, incontáveis milagres e alegrias proporcionadas, pela postura carinhosa e sempre atenciosa não só com o torcedor do Bahia, mas com o público baiano em geral, pela raça e dedicação demonstrada ao vestir a camisa dos principais clubes da capital, por ter escolhido Salvador como sua morada, a homenagem da Câmara a Emerson é mais do que merecida.

To Top
%d blogueiros gostam disto: