Depois do anúncio da renovação de contrato do técnico Oswaldo Alvares, o time de Campinas conquistou o vice-campeonato da Série B com o triunfo deste sábado, já que chegou aos 69 pontos e ultrapassou o Ceará, que apenas empatou com o América-RN.
O Juventude, por sua vez, só tem motivos para lamentar. Além de ter atrasado o início da partida em mais de dez minutos, a equipe entrou desesperada em campo e dependia apenas de uma vitória para se livrar da degola, mas, apesar da insistência na frente, não conseguiu derrotar os donos da casa.
Glauber abriu o placar para os donos da casa, logo no início da partida. Depois do intervalo, Adriano Gabiru ampliou a vantagem. Douglas ainda descontou para o Juventude, mas não conseguiu garantir a reação.
Com isso, o clube gaúcho é o último definido na zona de rebaixamento, já que permaneceu com 44 pontos, na 17ª posição. Portanto, em 2010, o Guarani estará na elite do futebol nacional junto com o Vasco, o Ceará e o Atlético de Goiás. Enquanto isso, o Juventude foi rebaixado para a Série C juntamente com o ABC-RN, o Campinense e o Fortaleza.
