Meio Ambiente

Eunápolis -Ibama recebe tatu-peba pesando 16 quilos

Foi entregue nesta semana na Gerência Executiva do IBAMA em Eunápolis, na região extremo sul da Bahia, um tatu-peba pesando exatamente 16 quilos e 200 gramas, um peso recorde considerando o fato de que animais desta espécie costumam apresentar um peso médio da ordem de 6 kg.

Segundo os veterinários a serviço do Ibama, o animal apresenta um quadro de obesidade mórbida, provavelmente relacionado a sua criação em cativeiro em um espaço com restrição de movimentos e ao oferecimento de uma dieta rica em calorias, ao qual pode estar associado ainda um quadro de retenção de líquidos.

De acordo com Cleide Guirro, gerente executiva do Ibama em Eunápolis, o animal, cujo nome científico é Euphractus sexcintus, estava sendo criado em cativeiro na cidade de Canavieiras e foi entregue ao Ibama espontaneamente, não sendo por isto aplicada nenhum tipo de multa.

Após sua entrega ao Ibama em Eunápolis, o animal foi submetido a uma dieta de baixa caloria e a exercícios regulares, ocasião em que passeia, ensaia cavar pequenos buracos e procura por alimentos enterrados no solo. Uma vez que atinja o peso médio para sua espécie, o Ibama irá analisar seu comportamento e a possibilidade de soltar o animal em uma área protegida da ação de caçadores.

Cleide Guirro finaliza informando que os demais cidadãos que desejarem entregar ao Ibama os animais silvestres em seu poder poderão fazê-lo dirigindo-se a qualquer uma das unidades do órgão no estado da Bahia, não sendo aplicado nenhum tipo de penalidade.

Já para as pessoas que optarem por continuar mantendo animais silvestres em cativeiro, a lei prevê a aplicação de multas de até cinco mil reais por cada animal, além da aplicação de penas que variam de seis meses a um ano de detenção.

Para denunciar a existência de animais silvestres sendo mantidos irregularmente em cativeiro em sua cidade, ligue gratuitamente para a linha verde do Ibama: 0800-61-8080. A ligação é gratuita e você não precisa se identificar.

Informações do Sul Bahia News

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: