Política

Rapidinhas – Partido Verde faz encontro em Juazeiro com Marina Silva

O Partido Verde (PV) fará mais um Encontro Regional no próximo domingo, dia 06, para dar prosseguimento às discussões internas sobre as eleições de 2010. O evento acontecerá na Câmara Municipal de Juazeiro a partir das 9 horas.

A presença da senadora Marina Silva, pré-candidata do partido à Presidência da República, será a grande novidade. Marina participa de atividades do seu partido no município de Petrolina (PE), no sábado, e no dia seguinte se encontra com os verdes na cidade baiana.

Lideranças nacionais e estaduais

Além da senadora Marina Silva, farão parte do encontro também os deputados federais Luiz Bassuma, Edson Duarte e Edigar Mão Branca, o secretário estadual do Meio Ambiente Juliano Matos, o Presidente Nacional da legenda Luis Penna, o Coordenador Nacional da Regional Leste Fernando Guida, o Presidente da Executiva Estadual Ivanilson Gomes, além de prefeitos, vereadores e militantes da região.

Tese de candidatura própria

 

Até agora o PV já realizou quatro encontros regionais: Vitória da Conquista, Feira de Santana, Lençóis e Itabuna. Segundo o presidente Ivanilson Gomes, cerca de 90% dos filiados têm se manifestado favoráveis à tese de candidatura própria ao governo do estado. “Pelos encontros realizados até agora, a tendência é de candidatura própria”, confirmou Ivanilson, lembrando que “até aqueles que defendiam o apoio à reeleição do governador Jaques Wagner já estão convencidos de que o caminho é esse”.

A aposta de Bassuma

O nome do deputado federal Luiz Bassuma, que deixou o PT recentemente, é o maias cotado para disputar o governo do estado pela legenda. Defensor da tese de candidatura própria, Bassuma aceita o desafio e vê crescer junto às bases esse sentimento. Em Juazeiro, no próximo domingo, o partido vai discutir duas situações. A primeira será o projeto para as eleições de 2010, quando os filiados terão a oportunidade de apresentar as suas propostas, como vem acontecendo nos outros encontros.

Edson Duarte para o Senado

A segunda é apresentar o nome do deputado federal Edson Duarte para disputar o Senado. Com reduto no município, Duarte também defende a tese de candidatura própria ao governo do estado. Com isso, os verdes irão aproveitar o ambiente favorável para lançá-lo ao Senado. Segundo Ivanilson Gomes, a intenção do PV é lançar apenas um nome para disputar esta eleição. “A intenção é essa. Só não acontecerá se houver aliança com outros partidos e tiver alguma conversa diferente”, ponderou.

 

Alianças

Buscando ampliar o palanque do seu provável candidato ao governo baiano e reforçar a candidatura da senadora Marina Silva à Presidência da República, a direção do PV tem procurado conversar com outras legendas no estado. Além do PSOL da senadora Heloisa Helena, os dirigentes do PV têm conversado também com o PPS. Ontem, numa reunião, praticamente estas duas legendas fecharam uma aliança para as eleições de 2010. “A reunião deixou tudo certo, faltando apenas detalhes”, comentou Ivanilson. Contudo, a aliança com o PSOL ele informou que vai ser tratada pelo diretório nacional.    

Encontro de Salvador

No próximo dia 12 o Partido Verde fará o seu último Encontro Regional em Salvador, quando aproveitará para lançar oficialmente os nomes dos seus candidatos ao governo do estado e ao Senado, provavelmente os de Luiz Bassuma e Edson Duarte, respectivamente. Neste encontro a senadora Marina Silva também estará presente.

Por Evandro Matos

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: