Economia

Senador pede melhorias no programa Pró-Caminhoneiro

O senador César Borges (PR-BA) pediu hoje (02) que o governo federal introduza melhorias no programa Pró-Caminhoneiro, que visa incentivar a compra de veículos para reduzir a idade da frota de caminhões do país.

Citando reportagem do jornal Valor Econômico, César Borges disse que a maioria dos caminhões em circulação no Brasil tem mais de 21 anos de uso e outros 300 mil têm mais de 30 anos de idade. Ele também disse que o programa precisa de mais tempo para ser divulgado.

César Borges lembrou que o governo tomou medidas para baratear a aquisição de caminhões novos, como a isenção total do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), redução de 67% nos juros de financiamento e a criação do Fundo Garantidor de Investimentos (FGI), para facilitar os empréstimos e reduzir os riscos das operações de crédito bancário. “O problema é que, passados meses da divulgação das medidas, elas não foram efetivadas. Na prática, o transportador não conseguiu acessar o financiamento”, explicou.

O senador acrescentou que a situação é mais crítica para os caminhoneiros autônomos, pois os caminhões que pertencem a empresas têm cerca de dez anos, enquanto nos veículos das cooperativas essa idade sobe para 14 anos. “Ocorre que a maioria dos veículos de transporte de carga é composta por caminhões simples e cerca de 2/3 desses veículos pertencem aos autônomos, o que sem dúvida torna a situação ainda mais grave”, assinalou. A frota dos autônomos chega a um milhão de caminhões.

O senador observou que dentre as consequências dessa frota tão antiga está o alto custo do frete, pelo aumento no tempo das viagens em razão de quebras dos veículos e da necessidade de frequente manutenção. Também destaca o aumento dos e da poluição ambiental, além de significativa redução de produtividade. Em termos de números absolutos, foram registrados 46 mil acidentes com caminhões, englobando 84 mil veículos, que resultaram ainda em mais de três mil mortos no ano de 2007.

                 

To Top
%d blogueiros gostam disto: