Economia

Prefeitos se reúnem para discutir crise do sisal

Política do preço mínimo preocupa prefeitos da região, que tentam encontrar formas de fomentar e salvar a produção local.

O Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira do Estado da Bahia – Codes Sisal e as organizações do Território do Sisal – Fatres, APAEB, MOC, Arco Sertão, entre outras, irão promover um encontro no dia 11 de dezembro, na cidade de Valente, entre prefeitos dos municípios produtores de sisal e representantes dos governos Estadual e Federal, para discutir os problemas que os sisaleiros estão enfrentando com a crise da produção do sisal na região.

O prefeito de São Domingos, Izaque Rios está preocupado com a situação dos pequenos lavradores  que estão perdendo a produção. O motivo é que o preço mínimo estipulado pela Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM), desenvolvida pelo Governo Federal através da Conab, não está sendo atendida, e os produtores estão comercializando a fibra bruta com o valor 33% menor que o garantido.

Além disso, o prefeito de São Domingos chama atenção para o fechamento das unidades de beneficiamento do sisal por falta de mercado. “Diversas famílias vivem exclusivamente da produção de sisal, e precisamos encontrar uma forma, junto com os governos estadual e federal, para resolver essa situação”, concluiu.

O evento acontecerá no dia 11 dezembro as 9h, no auditório da Casa Brasil na cidade de Valente.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: