Economia

Wagner inaugura Mina de níquel em Itagibá

Wagner chegou ao aeroporto de Ipiaú por volta das 9 horas. O empreendimento está localizado no município de Itagibá, a o8 km da sede de Ipiaú, em áreas cujos direitos minerários são da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). O projeto de exploração é da empresa Mirabela Mineração do Brasil Ltda.

Antes de ir para o local das instalações da Mineração Mirabela, em Itagibá, o governador seguiu direto do aeroporto para o centro de Ipiaú, onde inaugurou a reforma e ampliação do Hospital Municipal do município, com investimentos de quase R$ 1,5 milhão. A solenidade foi acompanhada por diversos políticos, entre eles o prefeito Deraldino Araújo e a diretora do Hospital Aline. Na oportunidade, o prefeito Deraldino, que é do PMDB, pediu a Wagner a requalificação da Praça Rui Barbosa, o Centro Industrial de Ipiaú e viaturas para a Policia Civil. 

A inauguração da Mirabela pelo governador Jaques Wagner marca o inicio da sua produção mineral na região. Wagner chegou às instalações da empresa por volta das 10h30min. A solenidade constou de visita ao mirante da mina a céu aberto, onde está a área da extração de lavra, o mirante onde estão as instalações do moinho para o beneficiamento, a casa de controle das maquinas e o laboratório para a qualidade do concentrado.

O principal momento da solenidade aconteceu em frente ao Escritório Central da empresa, onde foi armado um mini palanque para as autoridades. Além do governador Jaques Wagner, falaram também o prefeito de Itagibá, Gilson Fonseca (PR), e o diretor presidente da Mirabela no Brasil, Sr Bryan Hide.

Wagner inicialmente dirigiu palavras de incentivo aos funcionários da empresa mineral, destacou a importância da sua chegada para a economia e o aproveitamento da mão de obra da região. “Queria agradecer ao Bryan pela presença de vocês na Bahia. Espero que a excelência da Mirabela seja transportada para outras regiões”, disse Wagner.

O governador desejou ainda que a Mirabela sirva de pólo referencial para desenvolver a região e destacou a coragem da empresa pelo empreendimento, mesmo enfrentando um período de crise. “Parabéns à Mirabela que, mesmo na crise, continuou apostando e acreditando. Vocês não vão se arrepender. Contem com a mesa do governador”, prometeu.

O diretor presidente da Mirabela no Brasil, Bryan Hide, deu um boné da empresa de presente a Wagner. Com um intérprete, o australiano também destacou a crise e os desafios que teve para levar o projeto adiante e aproveitou para anunciar a sua duplicação. “Agradeço muito a presença do governador por ter reservado este momento para nós na sua agenda com a sua visita”, frisou Hide.   

Estavam presentes também na solenidade os secretários estaduais James Correia (Indústria, Comércio e Mineração), Rui Costa (Relações Institucionais), o presidente da CBPM Alexandre Brust, os deputados federais Geraldo Simões, Mário Negromonte e Roberto Britto, os estaduais Euclides Fernandes, Paulo Rangel, Isaac Cunha e Edson Pimenta, os prefeitos Deraldino Araújo (Ipiaú), Gilson Fonseca (Itagibá), Raimundo Oliveira (Ipuarema), Jutahy Costa (Aiquara), além dos prefeitos em exercício de Jequié e Itagi, dos diretores da CBPM, Rafael Avena e Vinícius Almeida, vereadores e diversas personalidades do mundo mineral. Representaram a Mirabela também os diretores Paulo Roberto Oliva e Claudinei Mariano.

Por Evandro Matos – especial para o Interior da Bahia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo